Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO DO PNAIC MOBILIZA EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL


O desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é grande: garantir o direito a alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade. E para discutir mais sobre isso, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realizou agora nos dias 25 e 26, em Marabá, o 1º Seminário Oralidade, Leitura, Escrita e Matemática (Solema), com o tema: “Práticas pedagógicas na perspectiva do letramento”.
O evento marcou o encerramento das ações do Pacto referente a 2016. Foram apresentados cerca de 40 pôsteres e 30 relatos de experiência por professores de diversos municípios que participam do programa. O município de Parauapebas foi representado por duas professoras da rede municipal de ensino.
Com o tema: “Experiência exitosa no ciclo alfabetização na perspectiva do letramento com jogos na direção certa”, a professora Sandra Regina Teixeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Angelim, relatou que escolheu unir fonte de conhecimento e lazer. “Os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, despertando interesse e motivação. As crianças participam mais, sentem-se acolhidas, valorizadas e incentivadas através da dinâmica. O resultado é surpreendente”.
O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, também participou e enfatizou a importância do seminário. “O encontro permite algo essencial: a troca de experiência. Eles se sentem motivados por reconhecerem que estão no caminho certo. O mérito é dos nossos professores, que trabalham para que Parauapebas seja referência em educação”.
A apresentação do pôster sobre “A resolução de problemas e a interação entre pares nas aulas de matemática” foi dirigida por Raiane Silva. Para ela “é necessário que a criança assuma o papel de protagonista na construção de seu aprendizado, colocando-a em situação de investigação constate”, descreveu a professora da EMEF Terezinha de Jesus.
ALCANCE NO MUNICÍPIO
O município de Parauapebas tem obtido excelentes resultados com a participação no Pacto, sempre visando à alfabetização e o letramento dos alunos. Ao todo são 460 educadores envolvidos - 404 professores, 40 coordenadores de escola, 15 orientadores de estudos e 1 coordenador local - e os mais de 11 mil alunos matriculados no 1º ciclo.

Texto e fotos: Rebeca Lara | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...