Pular para o conteúdo principal

Empresários de venda de ouro são detidos em operação da Polícia Federal

Cerca de R$ 100 mil foram apreendidos na operação que investiga a extração de ouro em garimpos ilegais e a venda do metal na cidade de Tucumã.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a segunda fase da operação denominada "Capital do Ouro", com objetivo de combater um esquema criminoso que envolve desde a extração de ouro em garimpos ilegais até a venda do ouro ilegal na cidade de Tucumã, sudeste do Pará. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Quatro pessoas foram presas em flagrante na operação e irão responder por crime contra a ordem econômica e crime ambiental sem direito à fiança.
A ação policial, realizada em parceria com a Polícia Civil, é continuidade da operação, cuja primeira fase foi deflagrada, em novembro do ano passado, quando outras quatro pessoas foram presas por envolvimento em extração ilegal de ouro no núcleo urbano do município. Segundo o delegado Antônio Miranda, titular da Superintendência Regional da Polícia Civil no Araguaia Paraense, a operação foi deflagrada após representação junto à Justiça feita pelo delegado titular da Delegacia de Tucumã, William Crispim. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça para apurar crime praticado por compradores de ouro ilegal em constante atividade no município.
Foram presos Félix Alves Bezerra, Valdemir de Oliveira Ferreira, Bruno Gomes da Cunha e Júlio da Silva, proprietários e responsáveis por estabelecimentos de venda do produto. Ainda, durante a operação, foram apreendidos cerca de R$ 100 mil em dinheiro, um quilo e meio de ouro natural e em torno de três quilos do mercúrio-líquido vulgarmente conhecido como azougue, que é nocivo à saúde humana e ao meio-ambiente.
Foram apreendidas também diversas balanças digitais de precisão usadas na pesagem do ouro. A operação, detalha o delegado Miranda, vai continuar e contará com desdobramentos em novas fases para desbaratar a organização criminosa responsável pela extração ilegal de ouro. A operação contou com policiais civis da Superintendência do Araguaia Paraense, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção e da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Redenção, com apoio da Polícia Federal do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...