Pular para o conteúdo principal

Objeto caído na Vila São Sebastião, a 120 km da cidade de Itupiranga pode pertencente a Google


Todas as características do objeto caído na Vila São Sebastião, 120 km da cidade de Itupiranga dão mostras de que pode ser um equipamento de internet pertencente a Google, dentro do chamado Projeto Loon. A empresa Norte América opera balões com essa tecnologia satélite desde 2013 na Nova Zelândia, e vem testando no Brasil em 2014, primeiramente em uma região isolada no Piauí. O que caiu no Pará possivelmente saiu de rota das correntes de ar como são direcionados pelo mundo.
Os habitantes da vila tomaram um susto no último dia 20 de abril quando o equipamento caiu numa área de mata. Alguns curiosos perceberam a aproximação e narram que ela foi lenta, com o balão mantendo alguma sustentação, até pousar. Isso explica o fato do equipamento, que conta com partes de metal e grades que seriam de células solares, para captar energia. Os primeiros a chegarem ao local registraram imagens com celulares, fizeram vídeos narrando o fato e logo jogaram na internet, por redes sociais.
A notícia nas ruas passou a ser de que um satélite havia caído em Itupiranga.
PROJETO INTERNACIONAL
Quem identificou e reconheceu o equipamento foi Cícero Silva, técnico em telecomunicações que mora na cidade e que é um estudioso do assunto. Ele explica que o Loon é um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de altitude colocados na estratosfera, a uma altura de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel.
Os balões são manobrados ajustando a sua altitude para flutuar em uma camada de vento e direção desejada usando dados de ventos da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Os usuários do serviço se conectam à rede de balões usando uma antena especial de Internet ligada à sua residência.
O sinal viaja através de balão a balão, em seguida, para uma estação em terra conectada a um provedor de serviços de Internet (ISP).
Painéis solares fornecidos pela PowerFilm, Inc aproximadamente do tamanho de uma mesa de jogo que estão logo abaixo dos balões de voo livre, geram eletricidade suficiente durante quatro horas para alimentar o transmissor por um dia e o feixe do sinal de Internet para baixo para as estações terrestres.
O Jornal tentou contato com a assessoria da Google no Brasil para obter mais informações sobre o caso, mas não teve resposta.
(Da Redação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...