Pular para o conteúdo principal

KITS GEOCIÊNCIAS DINAMIZAM AULAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO


Para os 30 alunos da turma de 6º Ano-10 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, a primeira aula de hoje, 18, foi bastante diferenciada. Eles tiveram uma aula prática multidisciplinar, que abordou assuntos como a composição do solo, tipos de rochas e minerais, e para tal contaram com uma nova ferramenta entregue nas escolas municipais: o kit educativo de Geociências.
Depois de terem ouvido a aula expositiva das professoras de ciências e geografia, os alunos puderam experimentar por meio do tato e da visão uma variedade de rochas e minerais, com alguns bem característicos da região de Carajás. Aulas como essa estão ocorrendo desde o início deste mês nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Os alunos garantem que aulas práticas possibilitam maior entendimento e fixação dos conteúdos. “Depois dessa aula, poderei identificar os tipos de rocha que encontrar em meu dia a dia, pois fica fácil reconhecê-las depois de visualizar cada uma assim, ao vivo”, relatou o aluno Erick dos Santos Rosa, 11 anos, ao final da aula, acrescentando que o fato de poder pegar no material e observá-lo de perto faz com que a aula se torne mais atraente.
A turma de 6º ano também conta com alunos inclusos. Um deles é o autista João Pedro do Nascimento Ribeiro, 14 anos, que também possui baixa visão. Durante toda a aula, João demonstrou interesse pelo material utilizado. Ele manipulou as pedras e minerais e garantiu que aprendeu o nome da maioria. “Eu gostei da aula, gostei de pegar nas pedras”, disse, para mostrar seu mineral favorito: apatita.
As professoras Keila Bendelack de Menezes, de Geografia, e Gilmara Patrícia Batista, de Ciências, afirmam que com as aulas práticas a atenção dos alunos é assegurada. “Eu gosto muito e procuro sempre realizar aulas práticas, pois é uma aula atrativa, que prende a atenção dos alunos”, afirma Gilmara, mencionado que o kit de Geociências enriquece e dinamiza as aulas.
“Além de trazer os kits de Geociências para a aula, nós fomos atrás de outros materiais, outros tipos de rochas, para que os alunos tivessem uma pequena amostra de todo o conteúdo trabalhado”, informa Keila. A professora avaliou a aula como muito produtiva e concluiu: “Com o uso de recursos como estes a aula se torna mais prazerosa e o resultado costuma ser melhor que o planejado. O professor precisa garantir essa dinâmica, ainda mais quando temos nas mãos um material tão bom”.
Circuito Mineração
No início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu da empresa Vale 252 kits de Geociências, composto por uma caixa com 19 amostras de rochas e minerais, um caderno de atividades e o suplemento com orientações para o professor. A iniciativa faz parte do Circuito Mineração, um projeto desenvolvido desde 2014, que tem como objetivo aproximar a mineração do dia a dia da comunidade escolar e, também, contribuir com o ensino sobre a principal atividade econômica local dentro das escolas.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim | Ascom
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...