Para os 30 alunos da turma de 6º Ano-10
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira, a primeira
aula de hoje, 18, foi bastante diferenciada. Eles tiveram uma aula
prática multidisciplinar, que abordou assuntos como a composição do
solo, tipos de rochas e minerais, e para tal contaram com uma nova
ferramenta entregue nas escolas municipais: o kit educativo de
Geociências.
Depois de terem ouvido a aula expositiva
das professoras de ciências e geografia, os alunos puderam experimentar
por meio do tato e da visão uma variedade de rochas e minerais, com
alguns bem característicos da região de Carajás. Aulas como essa estão
ocorrendo desde o início deste mês nas escolas de ensino fundamental da
rede municipal de ensino.
Os alunos garantem que aulas práticas
possibilitam maior entendimento e fixação dos conteúdos. “Depois dessa
aula, poderei identificar os tipos de rocha que encontrar em meu dia a
dia, pois fica fácil reconhecê-las depois de visualizar cada uma assim,
ao vivo”, relatou o aluno Erick dos Santos Rosa, 11 anos, ao final da
aula, acrescentando que o fato de poder pegar no material e observá-lo
de perto faz com que a aula se torne mais atraente.
A turma de 6º ano também conta com
alunos inclusos. Um deles é o autista João Pedro do Nascimento Ribeiro,
14 anos, que também possui baixa visão. Durante toda a aula, João
demonstrou interesse pelo material utilizado. Ele manipulou as pedras e
minerais e garantiu que aprendeu o nome da maioria. “Eu gostei da aula,
gostei de pegar nas pedras”, disse, para mostrar seu mineral favorito:
apatita.
As professoras Keila Bendelack de
Menezes, de Geografia, e Gilmara Patrícia Batista, de Ciências, afirmam
que com as aulas práticas a atenção dos alunos é assegurada. “Eu gosto
muito e procuro sempre realizar aulas práticas, pois é uma aula
atrativa, que prende a atenção dos alunos”, afirma Gilmara, mencionado
que o kit de Geociências enriquece e dinamiza as aulas.
“Além de trazer os kits de Geociências
para a aula, nós fomos atrás de outros materiais, outros tipos de
rochas, para que os alunos tivessem uma pequena amostra de todo o
conteúdo trabalhado”, informa Keila. A professora avaliou a aula como
muito produtiva e concluiu: “Com o uso de recursos como estes a aula se
torna mais prazerosa e o resultado costuma ser melhor que o planejado. O
professor precisa garantir essa dinâmica, ainda mais quando temos nas
mãos um material tão bom”.
Circuito Mineração
No início deste ano, a Secretaria
Municipal de Educação (Semed) recebeu da empresa Vale 252 kits de
Geociências, composto por uma caixa com 19 amostras de rochas e
minerais, um caderno de atividades e o suplemento com orientações para o
professor. A iniciativa faz parte do Circuito Mineração, um projeto
desenvolvido desde 2014, que tem como objetivo aproximar a mineração do
dia a dia da comunidade escolar e, também, contribuir com o ensino sobre
a principal atividade econômica local dentro das escolas.
Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim | Ascom
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP
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