Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores rurais ligados ao MST ocupam sede do Incra em Belém

Cerca de 300 manifestantes pedem a desapropriação de terras para a criação de assentamentos no Pará. Mobilização integra Jornada de Lutas Nacional pela Reforma Agrária.

Cerca de 300 trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Belém, na manhã desta terça-feira (18).
Segundo a coordenação dos manifestantes, a ocupação é parte da Jornada de Lutas Nacional pela Reforma Agrária, que mobiliza 15 estados e o Distrito Federal para pedir o assentamento de 120 mil famílias em diversos estados de todo o Brasil.
Em Belém, o movimento pressiona para a desapropriação imediata de terras com o objetivo de criar assentamentos nos municípios de Santa Luzia do Pará, Irituia, Acará, no nordeste paraense, além de Santa Izabel do Pará, Benevides e Santa Bárbara, na Grande Belém. Eles também reivindicam a liberação de crédito para os assentamentos e acampamentos nas regiões norte e nordeste do estado, assim como a criação de escolas do campo.
Os trabalhadores afirmam que irão permanecer na sede do órgão até serem recebidas para discutir suas demandas om o superintendente e diretores do Incra e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O G1 tenta contato com a direção do Incra na capital.

21 anos do Massacre

Na última segunda-feira (17), trabalhadores rurais e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra fizeram manifestações em Belém e Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, para reivindicar direitos para o movimento e relembrar os 21 anos do confronto em Eldorado dos Carajás, que resultou na morte de 19 sem-terras pela Polícia Militar, em uma área conhecida como a “Curva do S”.
Os manifestantes saíram em caminhada pela avenida Almirante Barroso, um dos principais corredores de tráfego da capital paraense e, em seguida, parou em frente ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e de Pesca, onde pediu melhorias nos assentamentos. Eles ocuparam o auditório da Secretaria.
O confronto entre integrantes do MST e policiais ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, quando 1,5 mil sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia PA-150. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local. Além de bombas de gás lacrimogêneo, os policiais atiraram contra os manifestantes. Dezenove camponeses foram mortos.
Dos 155 policiais que participaram da ação, Mário Pantoja e José Maria de Oliveira, comandantes da operação, foram condenados a penas que superaram os 150 anos de prisão. José Maria de Oliveira permanece custodiado no Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves. Já Mário Colares Pantoja está em recolhimento domiciliar para tratamento de saúde. Já os demais policiais militares que foram a julgamento foram absolvidos dos crimes.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...