Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores rurais ligados ao MST ocupam sede do Incra em Belém

Cerca de 300 manifestantes pedem a desapropriação de terras para a criação de assentamentos no Pará. Mobilização integra Jornada de Lutas Nacional pela Reforma Agrária.

Cerca de 300 trabalhadores rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Belém, na manhã desta terça-feira (18).
Segundo a coordenação dos manifestantes, a ocupação é parte da Jornada de Lutas Nacional pela Reforma Agrária, que mobiliza 15 estados e o Distrito Federal para pedir o assentamento de 120 mil famílias em diversos estados de todo o Brasil.
Em Belém, o movimento pressiona para a desapropriação imediata de terras com o objetivo de criar assentamentos nos municípios de Santa Luzia do Pará, Irituia, Acará, no nordeste paraense, além de Santa Izabel do Pará, Benevides e Santa Bárbara, na Grande Belém. Eles também reivindicam a liberação de crédito para os assentamentos e acampamentos nas regiões norte e nordeste do estado, assim como a criação de escolas do campo.
Os trabalhadores afirmam que irão permanecer na sede do órgão até serem recebidas para discutir suas demandas om o superintendente e diretores do Incra e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa). O G1 tenta contato com a direção do Incra na capital.

21 anos do Massacre

Na última segunda-feira (17), trabalhadores rurais e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra fizeram manifestações em Belém e Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará, para reivindicar direitos para o movimento e relembrar os 21 anos do confronto em Eldorado dos Carajás, que resultou na morte de 19 sem-terras pela Polícia Militar, em uma área conhecida como a “Curva do S”.
Os manifestantes saíram em caminhada pela avenida Almirante Barroso, um dos principais corredores de tráfego da capital paraense e, em seguida, parou em frente ao prédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e de Pesca, onde pediu melhorias nos assentamentos. Eles ocuparam o auditório da Secretaria.
O confronto entre integrantes do MST e policiais ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, quando 1,5 mil sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia PA-150. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local. Além de bombas de gás lacrimogêneo, os policiais atiraram contra os manifestantes. Dezenove camponeses foram mortos.
Dos 155 policiais que participaram da ação, Mário Pantoja e José Maria de Oliveira, comandantes da operação, foram condenados a penas que superaram os 150 anos de prisão. José Maria de Oliveira permanece custodiado no Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves. Já Mário Colares Pantoja está em recolhimento domiciliar para tratamento de saúde. Já os demais policiais militares que foram a julgamento foram absolvidos dos crimes.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...