Pular para o conteúdo principal

No Pará, plantas diferenciadas são base para receitas saborosas e criativas

Plantas comestíveis não convencionais vão à mesa sob forma de salada e outros pratos. Biólogos e cozinheiros alertam que é necessário ter conhecimento sobre vegetais antes de utilizá-los.

 Distante da mesa da maioria dos brasileiros, as plantas comestíveis não convencionais podem servir de alimento e base para receitas deliciosas e criativas nas mãos de cozinheiros habilidosos. Clique aqui e assista ao vídeo da reportagem.

Símbolo da Amazônia, a vitória régia pode muito bem ir ao prato: suas flores dão uma ótima salada e os talos parecem aspargos na forma e no sabor.
Já a urtiga, que muita gente associa à espécie que provoca uma coceira intensa, pode ter suas folhas trituradas transformadas em um molho pesto regional. O chef Bruno Ferreira conta que para isso basta triturar a urtiga vermelha com tucupi e castanha do Pará. 

O biólogo Valdeli Knupp é um dos autores da enciclopédia das Pancs, que identificou 351 espécies e trouxe mais de mil receitas.
O coordenador de Saúde Indígena em Altamira, no sudoeste do Pará, apresenta a mandiocaba. Mas ele só pode trazer a raiz a Belém com autorização do cacique da aldeia Itaaca, dos índios Assurini, onde a raiz é cultivada.
Belém recebeu 22 profissionais da gastronomia, biologia, engenharia de alimentos e também moradores de comunidades do Pará que já têm o hábito de consumir as Pancs. Esse intercâmbio de receitas contou com a presença de chefs de vários países panamazônicos. Até o premiado Alex Atala veio de São Paulo para criar uma receita com a cara do Pará e que o público teve a oportunidade de provar as receitas. 
]Mas biólogos e cozinheiros alertam: para preparar um prato com as Pancs é preciso conhecer bem as plantas antes de levá-las à mesa.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...