Pular para o conteúdo principal

No Pará, plantas diferenciadas são base para receitas saborosas e criativas

Plantas comestíveis não convencionais vão à mesa sob forma de salada e outros pratos. Biólogos e cozinheiros alertam que é necessário ter conhecimento sobre vegetais antes de utilizá-los.

 Distante da mesa da maioria dos brasileiros, as plantas comestíveis não convencionais podem servir de alimento e base para receitas deliciosas e criativas nas mãos de cozinheiros habilidosos. Clique aqui e assista ao vídeo da reportagem.

Símbolo da Amazônia, a vitória régia pode muito bem ir ao prato: suas flores dão uma ótima salada e os talos parecem aspargos na forma e no sabor.
Já a urtiga, que muita gente associa à espécie que provoca uma coceira intensa, pode ter suas folhas trituradas transformadas em um molho pesto regional. O chef Bruno Ferreira conta que para isso basta triturar a urtiga vermelha com tucupi e castanha do Pará. 

O biólogo Valdeli Knupp é um dos autores da enciclopédia das Pancs, que identificou 351 espécies e trouxe mais de mil receitas.
O coordenador de Saúde Indígena em Altamira, no sudoeste do Pará, apresenta a mandiocaba. Mas ele só pode trazer a raiz a Belém com autorização do cacique da aldeia Itaaca, dos índios Assurini, onde a raiz é cultivada.
Belém recebeu 22 profissionais da gastronomia, biologia, engenharia de alimentos e também moradores de comunidades do Pará que já têm o hábito de consumir as Pancs. Esse intercâmbio de receitas contou com a presença de chefs de vários países panamazônicos. Até o premiado Alex Atala veio de São Paulo para criar uma receita com a cara do Pará e que o público teve a oportunidade de provar as receitas. 
]Mas biólogos e cozinheiros alertam: para preparar um prato com as Pancs é preciso conhecer bem as plantas antes de levá-las à mesa.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...