Pular para o conteúdo principal

Você gosta de chá? Conheça curiosidades sobre a bebida que agrada muitos paladares


Você procura aquele chá para dar uma amenizada da dor de estômago quando não está muito legal? OU
Você gosta daquele chá preto no fim de tarde para esquentar no dia frio ou aquele chá geladinho para matar a cede à tarde?
Enfim, não importa a maneira, mas o chá traz diversos e diferentes benefícios à saúde.
Mas, nós, brasileiros, não temos tanto hábito de beber chá, como países orientais, como China e Japão, por exemplo.  No Brasil, por ano, há um consumo per capita de apenas 10 xícaras de chá por ano. Em contrapartida, cada pessoa toma, em média, 800 xícaras de café anualmente. É mole? Todos os países da América Latina seguem o mesmo padrão do Brasil, exceto o Chile, que tem hábito de tomar mais chá que café.
Diferentemente dos países orientais (que tem forte cultura de chá), o brasileiro gosta de chás com sabores mais suaves, segundo explicou o indiano sommelier de chás da Unilever Kurush Bharucha, que esteve em São Paulo nesta semana.
— Aqui as pessoas gostam de aroma, gostam de sabor delicado. Não gostam de chá forte.
Mas de onde vem o chá?
Bharucha explicou que todos os chás são provenientes de uma única planta chamada “Camellia Sinesia”.
— Tudo vem de uma planta. Independentemente do tipo de chá [branco, verde ou preto], todos vêm da mesma planta. Muda apenas a forma que é processado.
Ah, não sei se vocês sabem, mas chá de camomila, hibisco, hortelã, mate, por exemplo, não são chás, mas, sim, infusões. Simplesmente porque vêm de outras plantas.
Gostou dessas curiosidades?
Eu adoro chá e vocês? Vale experimentar novos sabores e incorporar ao nosso dia a dia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...