Pular para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário.
Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores.
Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais.
Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Ferreira do Vale, o Zé Dudu; e o secretário municipal de Educação Raimundo Oliveira Neto.
Autora de uma dezena de obras publicadas, Terezinha Guimarães é membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense e da Academia Parauapebense de Letras. Ela ministrou aos alunos a palestra “Produção do livro: da escrita ao lançamento”.
Para a escritora, os alunos precisam ser motivados a ler cada vez mais. “Estou muito alegre em trazer para os alunos fragmentos de minhas obras, elucidar dúvidas sobre a produção literária e, o mais relevante, reforçar sobre a importância da literatura. Considero momentos como este fundamentais para o desenvolvimento do gosto pela leitura”, avaliou Terezinha Guimarães.
Camila Santos Lima, aluna do 8º ano, protagonizou um dos atos da peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. A jovem se descreve como uma aluna aplicada e uma boa leitora, no entanto, não conhecia muito sobre os escritores do município tampouco sobre as obra deles. “Aprendi muito com esse projeto. Superei alguns desafios, como o de encenar, e conheci alguns escritores da cidade e um pouquinho de suas obras. Vou buscar ler os livros deles”, garantiu a estudante.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
O secretário Raimundo Neto parabenizou a equipe de educadores da escola pela iniciativa e explanou aos alunos sobre a importância da leitura. “Ler é fundamental para a nossa formação intelectual, pessoal e profissional. Nós precisamos fazer da leitura um hábito prazeroso e frequente”, aconselhou ele, para arrematar: “Aproveitem bem o tempo livre de vocês para estudar, ler bons livros, buscar novos conhecimentos. Isso implicará, entre outras coisas, na melhora do desempenho escolar de vocês”.
“A gente entende que a leitura é uma ação que não pode ficar dissociada do ambiente escolar ou apenas vinculada às aulas de determinadas disciplinas. Precisamos desenvolver constantemente projetos que fomentem a leitura, para assim ofertar aos alunos novas oportunidades de aprendizagens e de crescimento”, ressaltou Aurilene Vieira Silva, diretora da escola, descrevendo seu contentamento em proporcionar aos alunos esse contato com os escritores de Parauapebas.
Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...