Chocoterapia inclui massagem, esfoliação, máscara de chocolate derretido e hidromassagem.
leite, meio amargo, branco, preto, light, diet, sem lactose, com castanhas, avelã, amendoim... O chocolate tem versões para todos os gostos e, por isso, é uma paixão mundial. Mas, além de ser um sucesso em receitas e até bebidas, o doce também é usado em tratamentos estéticos com o objetivo de hidratar e rejuvenescer a pele, a chamada chocoterapia.
Segundo a dermatologista Juliana Barberatto, de Sorocaba (SP), a manteiga do cacau é um poderoso umectante, que restaura a camada protetora da pele, e também um potente antioxidante, mas deve ser evitado por pessoas com pele oleosa, acne ou algum tipo de lesão.
"A técnica é indicada para pessoas acima de 15 anos, pois é uma técnica de rejuvenescimento. Além disso, pessoas com menos de 15 anos normalmente têm a pele hidratada. Quem não tem, possui a dermatite atópica, que é um tipo de irritação em que não é indicado este tratamento", esclarece.
Em uma clínica da cidade, o tratamento estético inclui massagem, esfoliação, máscara com chocolate puro derretido e hidromassagem. Dependendo da duração da sessão, chega a custar até R$ 400. E claro, tudo leva chocolate: desde os produtos utilizados até a espuma da banheira e o aroma do ambiente.
A massoterapeuta Priscila Paulino explica que, por ser rico em gorduras e conter flavonoides, o chocolate tem efeito hidrante e rejuvenescedor na pele. "O foco da chocoterapia é a hidratação da pele. O calor da mão durante a massagem, por exemplo, libera o óleo do cacau e potencializa a hidratação. Mas, através dos flavonoides, o tratamento age também no antienvelhecimento, antioxidação e firmeza da pele", destaca.
Chocólatra de carteirinha, a dona de casa Gianni Lima Charbel resolveu trocar o tradicional ovo de páscoa por um dia no spa, em meio à decoração com bombons, barras de chocolate e sementes de cacau.
A chocoterapia começa com uma demorada massagem, onde é usada uma mistura composta por creme neutro e chocolate. O ambiente é envolvido pelo cheiro do doce , que auxilia na tarefa de proporcionar o relaxamento, já que o olfato tem papel na ativação da endorfina, um dos hormônios do prazer e bem-estar.
"A chocoterapia tem benefícios não só no corpo, como na mente. Aquele aroma de chocolate é agradável, ajuda na liberação da endorfina e isso faz com que a pessoa se sinta abraçada pelo mundo. Dá um efeito bem relaxante, calmante e prazeroso", garante Priscila.
O segundo passo do tratamento é uma esfoliação suave, com cacau em pó, seguida pela aplicação de uma máscara de chocolate puro e derretido em todo o corpo. "Nessa etapa, a mistura tem textura mais grossa e temperatura morna, pois assim os poros se dilatam e a hidratação penetra mais facilmente. Há a eliminação de toxinas e renovação da pele", explica a massoterapeuta.
Quando o chocolate endurece, formando uma casca sob a pele, é hora da imersão numa banheira. A hidromassagem leva sais de banhos, espuma e o próprio chocolate para selar a hidratação na pele.
Comentários
Postar um comentário