Pular para o conteúdo principal

“NOVO MAIS EDUCAÇÃO” ATINGE 3 MIL ALUNOS DE PARAUAPEBAS






Mais de três mil alunos de 36 escolas da rede pública municipal de Parauapebas serão contemplados com o Programa Novo Mais Educação, que começou ontem, 24, no município, pelas escolas municipais de ensino fundamental Chico Mendes e Jozias Leão. 
Com duração de oito meses, o programa objetiva melhorar o desempenho educacional dos estudantes ao oferecer atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática) e desenvolver atividades nos campos da arte, cultura, esporte e lazer.
Em novo formato, o “Novo Mais Educação” aumentará o tempo de permanência dos alunos do 6º ao 9º ano nas escolas. São alunos que, conforme avaliação dos professores, precisam “daquela forcinha” para melhorar o processo de aprendizado. Com isso, a carga horária será complementada em 5 ou 15 horas semanais no turno e contra turno escolar.
Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), para melhorar os indicadores educacionais, o retorno do programa é mais uma conquista da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ano letivo. Para o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, a parceria com o governo federal possibilita a ampliação do atendimento às crianças, o que está dentro da política de educação integral.
“O programa traz uma grande contribuição para a educação municipal no que se refere à questão do desenvolvimento integral dos alunos. As atividades pedagógicas complementadas com atividades lúdicas contribuem para que a escola se torne um espaço mais atrativo, já que eles vão permanecer por muito tempo naquele ambiente. Apostamos neste programa”, diz Raimundo Neto.
A coordenadora do Novo Mais Educação, Célia Brandão, conta que o maior desafio é romper as dificuldades de aprendizagem. “O programa permite tirar as crianças e adolescentes da ociosidade e ocupar seu tempo de forma positiva. Esperamos colher os frutos deste trabalho através de bons resultados apresentados nos próximos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
REAÇÃO NAS ESCOLAS
Cada escola está desenvolvendo projetos atrativos e lúdicos para as oficinas de acompanhamento pedagógico. Na Escola Chico Mendes, as atividades do programa foram iniciadas com aulas de matemática, violão, flauta e xadrez.
Para Carlos Eduardo Pereira Costa, 10 anos, aluno do 9º ano, a aula de xadrez associada à disciplina de matemática foi muito proveitosa. “Esse é um jogo que exige pensamento rápido. No começo foi difícil, mas depois da primeira partida eu melhorei”, afirma ele.
Já na Jozias Leão a atividade desenvolvida foi teatro, aula que permite que brincadeira e aprendizado caminhem juntos. Paloma Silva, de 12 anos, está inserida na atividade e garante estar mais desinibida. “O teatro me ajuda a ser mais concentrada e menos tímida. Com o teatro, eu consigo conversar melhor com meus amigos, família e até mesmo tirar dúvidas na escola sem me envergonhar”.
Segundo o professor de teatro e dança, Patrick Zarack, a mudança de comportamento dos alunos é notável. “O teatro permite desenvolver e aguçar a sensibilidade, criatividade, expressão corporal e desinibição. As crianças estão muito felizes e empolgadas com a atividade”, assegura.
Na Escola Antônio Matos Filho, as atividade desenvolvidas, além do acompanhamento pedagógico, são capoeira, dança e karatê. Lá, os pais dos alunos já tiveram uma pequena amostra das atividades extraclasse, por meio de apresentações realizadas durante a primeira reunião de pais dos alunos participantes do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...