Mais de
três mil alunos de 36 escolas da rede pública municipal de Parauapebas serão
contemplados com o Programa Novo Mais Educação, que começou ontem, 24, no
município, pelas escolas municipais de ensino fundamental Chico Mendes e Jozias
Leão.
Com
duração de oito meses, o programa objetiva melhorar o desempenho educacional
dos estudantes ao oferecer atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico
(Língua Portuguesa e Matemática) e desenvolver atividades nos campos da arte,
cultura, esporte e lazer.
Em novo
formato, o “Novo Mais Educação” aumentará o tempo de permanência dos alunos do
6º ao 9º ano nas escolas. São alunos que, conforme avaliação dos professores,
precisam “daquela forcinha” para melhorar o processo de aprendizado. Com isso,
a carga horária será complementada em 5 ou 15 horas semanais no turno e contra
turno escolar.
Instituído
pelo Ministério da Educação (MEC), para melhorar os indicadores educacionais, o
retorno do programa é mais uma conquista da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
para o ano letivo. Para o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, a
parceria com o governo federal possibilita a ampliação do atendimento às
crianças, o que está dentro da política de educação integral.
“O
programa traz uma grande contribuição para a educação municipal no que se
refere à questão do desenvolvimento integral dos alunos. As atividades
pedagógicas complementadas com atividades lúdicas contribuem para que a escola
se torne um espaço mais atrativo, já que eles vão permanecer por muito tempo
naquele ambiente. Apostamos neste programa”, diz Raimundo Neto.
A
coordenadora do Novo Mais Educação, Célia Brandão, conta que o maior desafio é
romper as dificuldades de aprendizagem. “O programa permite tirar as crianças e
adolescentes da ociosidade e ocupar seu tempo de forma positiva. Esperamos
colher os frutos deste trabalho através de bons resultados apresentados nos
próximos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”.
REAÇÃO
NAS ESCOLAS
Cada
escola está desenvolvendo projetos atrativos e lúdicos para as oficinas de
acompanhamento pedagógico. Na Escola Chico Mendes, as atividades do programa
foram iniciadas com aulas de matemática, violão, flauta e xadrez.
Para
Carlos Eduardo Pereira Costa, 10 anos, aluno do 9º ano, a aula de xadrez
associada à disciplina de matemática foi muito proveitosa. “Esse é um jogo que
exige pensamento rápido. No começo foi difícil, mas depois da primeira partida
eu melhorei”, afirma ele.
Já na
Jozias Leão a atividade desenvolvida foi teatro, aula que permite que
brincadeira e aprendizado caminhem juntos. Paloma Silva, de 12 anos, está
inserida na atividade e garante estar mais desinibida. “O teatro me ajuda a ser
mais concentrada e menos tímida. Com o teatro, eu consigo conversar melhor com
meus amigos, família e até mesmo tirar dúvidas na escola sem me envergonhar”.
Segundo o
professor de teatro e dança, Patrick Zarack, a mudança de comportamento dos
alunos é notável. “O teatro permite desenvolver e aguçar a sensibilidade,
criatividade, expressão corporal e desinibição. As crianças estão muito felizes
e empolgadas com a atividade”, assegura.
Na Escola
Antônio Matos Filho, as atividade desenvolvidas, além do acompanhamento
pedagógico, são capoeira, dança e karatê. Lá, os pais dos alunos já tiveram uma
pequena amostra das atividades extraclasse, por meio de apresentações
realizadas durante a primeira reunião de pais dos alunos participantes do
programa.
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