Pular para o conteúdo principal

LUTA PELA CLASSE: Assopem garante indicação de vagas na Mineração de Parauapebas


Na manhã desta quinta-feira (3), a  Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem) deu um passo inédito na luta pela categoria paraense: conseguiu do titular da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), de Parauapebas, o compromisso de que as vagas de engenheiros de minas e geólogos que vierem a ser criadas no quadro do executivo municipal sejam ocupadas por profissionais oriundos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É uma ação pioneira para a valorização da mão de obra no município, que é o maior minerador do Brasil.
Esse é um ato inédito porque, por diálogo e muita insistência da Assopem, a Prefeitura de Parauapebas decidiu que vai contratar engenheiro de minas e geólogo para seu quadro no começo de 2018, observando-se a disponibilidade orçamentária e os impactos econômicos-financeiros na folha de pagamento.
Formalmente, ainda não existem os cargos de engenheiro de minas e geólogo na Prefeitura de Parauapebas, mas, a pedido da Assopem, o titular da Mineração está acelerando o processo de criação dessas oportunidades. A remuneração básica será de R$ 5.157 acrescida de vale-alimentação no valor de R$ 600, conforme o plano de cargos de nível superior do executivo local.
UNIFESSPA TEM PRIORIDADE
De início, será preenchida uma vaga para engenheiro de minas com indicação direta da Assopem, que também lutou para que a vaga de geólogo seja ocupada por profissional egresso da Unifesspa. O trâmite será feito via Assopem. “Esse é um passo muito importante para a categoria e para os profissionais formados nos cursos de Marabá. É a ação pioneira de uma longa jornada que temos pela frente e das tantas portas às quais bateremos, pedindo emprego para a mão de obra especializada regional”, declarou André Santos, tesoureiro da Assopem e que insistiu diretamente com o titular da Semmect, Flávio Veras, abrindo-lhe os olhos para a necessidade de um engenheiro de minas na quadro da Secretaria.
“Mais de 200 prefeituras Brasil adentro deixam de ganhar recursos por não terem engenheiros de minas e geólogos e 2.300 deveriam ter profissionais do ramo para acompanharem de perto a atividade extrativa em seus domínios, mas não têm”, alerta. “O engenheiro de minas pode fazer a ponte entre prefeitura e mineradoras, no sentido de trabalhar em prol de planos responsáveis de fechamento de minas, de remediação de áreas contaminadas e de minimização de impactos inerentes à poluição e à contaminação do ar, da água e do solo, com seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente”, destaca Santos, lembrando que há muitas gestões municipais encrencadas, com processos judiciais, simplesmente por falta de técnicos especializados na área de mineração. Das 50 prefeituras dos principais municípios mineradores do Brasil, apenas meia dúzia possui engenheiro de minas no quadro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...