Pular para o conteúdo principal

Agricultoras da Zona Rural de Parauapebas participam de cursos de manipulação de alimentos e processamento de chocolates e frutas

14 mulheres da Associação – As Camponesas Filhas da Terra -, da região da Vila Paulo Fonteles e da APA do Gelado, na zona rural de Parauapebas, participam dos cursos de manipulação de alimentos e processamento de chocolates e frutas. O trabalho é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) com a Secretaria de Produção Rural de Parauapebas (SEMPROR).
As atividades foram iniciadas essa semana e acontecem na Estação Conhecimento, da APA. As agricultoras vão aprender a fazer bombons de chocolate e processamento de frutas. O objetivo é criar oportunidades de geração de renda para as mulheres de produtores rurais da região.
Um dos cursos realizados é a manipulação de alimentos, ministrado pela Médica Veterinária, Janaína Cheab, que há 9 anos trabalha na SEMPROR. Ela destaca que com mais conhecimento sobre o manuseio correto na hora de preparar o alimento, as agricultoras estarão evitando riscos à saúde. “Esse curso é de grande importância para as filhas da terra, porque o alimento produzido com qualidade e segurança evita uma série de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), já que a taxa de mortalidade por diarreia cresce de uma forma exorbitante e na sua grande maioria causada pelas DTA’s”.
Para o Secretário de Agricultura de Parauapebas, Eurival Martins, a parceria com o Senar busca “qualificar o trabalhador que precisa estar atento ao mercado e a nova agricultura que está surgindo”.
AS CAMPONESAS FILHAS DA TERRA
A Associação de Mulheres existe desde 2004 e foi criada para fortalecer ações que garantissem às agricultoras, a produção e comercialização de seus produtos, além de ajudar os maridos nas despesas da casa. A presidente da associação, Nubia Gurgueia Bezerra lembra que antes, apenas os maridos –  produtores rurais – recebiam benefícios e capacitação. “Conhecimento nunca é demais e como temos planos de construir uma cozinha industrial, devemos saber noções de higiene no manuseio dos alimentos, garantindo a qualidade do produto”, destacou Núbia.
Para a agricultora, Joseli Cardoso, a iniciativa além de garantir uma renda extra também qualifica a mão de obra das agricultoras da associação. “ Nunca tivemos um curso de manipulação de alimentos. Ele vai ajudar na higiene, na qualidade do produto, no alimento seguro e sem contaminação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...