Pular para o conteúdo principal

Agricultoras da Zona Rural de Parauapebas participam de cursos de manipulação de alimentos e processamento de chocolates e frutas

14 mulheres da Associação – As Camponesas Filhas da Terra -, da região da Vila Paulo Fonteles e da APA do Gelado, na zona rural de Parauapebas, participam dos cursos de manipulação de alimentos e processamento de chocolates e frutas. O trabalho é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR) com a Secretaria de Produção Rural de Parauapebas (SEMPROR).
As atividades foram iniciadas essa semana e acontecem na Estação Conhecimento, da APA. As agricultoras vão aprender a fazer bombons de chocolate e processamento de frutas. O objetivo é criar oportunidades de geração de renda para as mulheres de produtores rurais da região.
Um dos cursos realizados é a manipulação de alimentos, ministrado pela Médica Veterinária, Janaína Cheab, que há 9 anos trabalha na SEMPROR. Ela destaca que com mais conhecimento sobre o manuseio correto na hora de preparar o alimento, as agricultoras estarão evitando riscos à saúde. “Esse curso é de grande importância para as filhas da terra, porque o alimento produzido com qualidade e segurança evita uma série de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s), já que a taxa de mortalidade por diarreia cresce de uma forma exorbitante e na sua grande maioria causada pelas DTA’s”.
Para o Secretário de Agricultura de Parauapebas, Eurival Martins, a parceria com o Senar busca “qualificar o trabalhador que precisa estar atento ao mercado e a nova agricultura que está surgindo”.
AS CAMPONESAS FILHAS DA TERRA
A Associação de Mulheres existe desde 2004 e foi criada para fortalecer ações que garantissem às agricultoras, a produção e comercialização de seus produtos, além de ajudar os maridos nas despesas da casa. A presidente da associação, Nubia Gurgueia Bezerra lembra que antes, apenas os maridos –  produtores rurais – recebiam benefícios e capacitação. “Conhecimento nunca é demais e como temos planos de construir uma cozinha industrial, devemos saber noções de higiene no manuseio dos alimentos, garantindo a qualidade do produto”, destacou Núbia.
Para a agricultora, Joseli Cardoso, a iniciativa além de garantir uma renda extra também qualifica a mão de obra das agricultoras da associação. “ Nunca tivemos um curso de manipulação de alimentos. Ele vai ajudar na higiene, na qualidade do produto, no alimento seguro e sem contaminação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...