Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA TRAÇA PLANOS E AÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A Prefeitura de Parauapebas dará início a uma campanha de conscientização para que empresários e comerciantes do município desobstruam as calçadas a fim de facilitar a vida das pessoas com deficiência e dos idosos, que diariamente enfrentam uma série de obstáculos para se locomover na cidade.
Outra medida do governo municipal será, a partir de agora, expedir alvarás de construção somente para as obras com projetos bem definidos de acessibilidade. Essas foram duas das decisões tomadas na reunião do prefeito Darci Lermen com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (CMDPDP), presidido por Edivaldo Lima, e da qual participaram os secretários de Serviços Urbanos, Edmar Lima, e dePlanejamento, João Corrêa, e dos secretários adjuntos Suely Guilherme, da Assistência Social, e de Obras, Rodrigo Souto.
O chefe de Gabinete, Edson Bonetti, e o 4º promotor de Justiça de Parauapebas, Fabiano Gomes Fernandes, acompanharam toda a reunião, onde também ficou decidido que uma equipe técnica formada por representantes do conselho e do governo irá participar ativamente da construção do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade, que já vem sendo debatido e elaborado pela Secretaria de Segurança Institucional (Semsi).
Neste ano, várias iniciativas vêm sendo tomadas pela prefeitura para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência. No último dia 11 de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 21/17, do Executivo, que reorganiza as diretrizes da política municipal de direitos da pessoa com deficiência. A matéria estabelece que o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ficará vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e terá recursos liberados por meio de projetos, programas e atividades previstas no plano de ação e aplicação aprovado pelo conselho.
O segmento também está contemplado no Plano Plurianual 2018/2021, com a criação de uma Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, um grande avanço para o município, que ainda tem muito a fazer para garantir acessibilidade. A criação da coordenadoria terá participação efetiva do conselho no sentido de pensar e repensar as políticas públicas para as pessoas com deficiência. Darci Lermen adiantou que no projeto de reordenamento das praças do município a acessibilidade já está prevista.
MÉDIO E LONGO PRAZOS
Na reunião, governo e conselho reconheceram que muitas ações somente terão resultado a médio e longo prazos. Uma das maiores reclamações do CMDPDP é com a falta de acessibilidade até mesmo nos órgãos públicos, inclusive no prédio da prefeitura. “Mas a médio prazo faremos essa modificação até para seja dado exemplo”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Edmar Lima.
A longo prazo, o maior desafio do governo será nivelar, padronizar as calçadas da cidade, principalmente dos centros comerciais e outros pontos mais visitados pela população. Edivaldo Lima, presidente do Conselho, observou que muitas calçadas no comércio são construídas de qualquer jeito e ficam sem continuidade. O nivelamento, prevê o titular da Semurb, terá que ser feito por zona, após levantamento do problema pela secretaria.
SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Entre os dias 18 e 23 de setembro, será realizada a Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, quando a prefeitura espera fazer com os comerciantes e empresários um pacto pela acessibilidade. “Nós precisamos elevar a cidade a outro patamar, com respeito aos direitos sociais. Precisamos ajudar a nossa cidade a ser mais humana e essa é uma questão que envolve toda a sociedade. É muito difícil, mas fico feliz em participar dessa construção”, disse Darci Lermen.
Para o Conselho, a reunião com o governo foi “bastante produtiva”, enquanto o promotor de Justiça Fabiano Fernandes se colocou à disposição para colaborar com a causa das pessoas com deficiência. “Foi bastante fecunda a reunião porque traçou um cronograma de ações e foi dado um primeiro passo para a acessibilidade. Vamos continuar dialogando para melhorar isso”, disse ele.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Matheus Costa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...