Pular para o conteúdo principal

PARAUAPEBAS ENTRE OS 564 MUNICÍPIOS QUE IRÃO REALIZAR EXAME PARA QUEM DESEJA CONCLUIR ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL


Dar continuidade aos estudos ou ter a certificação do ensino fundamental ou médio ficou mais fácil. As inscrições para o Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estarão abertas a partir do próximo dia 8 e seguem até dia 18 deste mês para os interessados que residem no Brasil. As provas serão realizadas dia 8 de outubro, inclusive no município de Parauapebas.
O Encceja é uma oportunidade de conclusão do ensino regular por meio de uma única avaliação ofertada pelo Ministério da Educação (MEC) às pessoas que não puderam concluir os estudos na idade certa.
Podem participar das inscrições residentes do Brasil e brasileiros que moram no exterior com idade mínima de 15 anos, para provas do ensino fundamental, e idade mínima de 18 anos, para provas do ensino médio. As inscrições devem ser realizadas no portal.inep.gov.br/encceja, onde também estão disponibilizados o edital e informações gerais, além de materiais para estudo grátis com assuntos do ensino fundamental e do ensino médio, que podem ser acessados por todos que desejam realizar a avaliação.
PROVAS
Por meio da avaliação Encceja para nível fundamental, serão realizados quatro exames com 30 questões objetivas nas disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física, matemática, ciências, história e geografia e uma redação.
Para o nível médio, também são quatro provas objetivas com 30 questões agrupadas em linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e uma redação. Os interessados podem obter o certificado gratuito do MEC.
Anteriormente, a certificação do ensino médio era realizada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas a partir deste ano, após decisão do MEC, o Enem não poderá mais ser utilizado para esse fim, tendo sido substituído pelo Encceja.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Parauapebas, Jucineide Almeida, reforça a importância de mais essa oportunidade de conclusão dos estudos para aqueles que não tiveram chance de estudar na idade apropriada. “Temos atualmente mais de 1.700 alunos matriculados na EJA e outros quase dois mil no Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º Ano para Educação de Jovens e Adultos, ensino fundamental. No entanto, ainda há muita gente fora da escola, seja por falta de tempo, seja por falta de documentação. Logo, o Encceja é uma ótima oportunidade de obter a documentação e dar continuidade aos estudos”, esclarece.
LOCAIS DE PROVA
No exterior, a prova do Encceja será aplicada em dez países. Já no Brasil, será realizada em 564 localidades. No Pará, foram escolhidos 31 municípios, entre os quais Parauapebas e Marabá, os dois únicos da região de Carajás.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...