Pular para o conteúdo principal

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE É REALIZADA EM PARAUAPEBAS

“Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesas de um SUS Público de Qualidade”. Esse foi o tema da I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde em Parauapebas realizada nesta quinta-feira, 24, pela Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde com o Conselho Municipal de Saúde.
Durante a conferência, foram realizados debates com quatro eixos temáticos, leitura do regimento interno, palestras referentes ao tema, trabalhos em grupos e eleição para delegados e suplentes. “É um fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada por meio de entidades, com a finalidade de avaliar a situação da saúde do município, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços e proporcionar à população melhor qualidade de vida”, definiu a secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras, na abertura do evento.

A proposta de realização da Conferência de Vigilância em Saúde em todos os municípios brasileiros partiu do Conselho Nacional de Saúde, uma vez que é a Vigilância que apresenta os indicadores às secretarias de saúde “para que a verba pública seja aplicada de forma adequada para os agravos que estejam atingindo nosso coletivo, a nossa população em geral”, conforme destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas, Marden Henriques Lima.

Em palestra, o diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Allan Miranda, abordou vários tópicos como o papel da Vigilância em Saúde na Integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; Implementação de Políticas Intersetoriais, para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, e a Participação Social no Fortalecimento da Vigilância em Saúde.

“Nosso foco principal é abordar a importância dos temas associados à Vigilância, que estão divididos em quatro esferas: a vigilância do trabalhador, sanitária, epidemiológica e ambiental, uma vez que passaremos um conhecimento mais aprofundado sobre a Vigilância”, disse Allan Miranda.

Ainda de acordo com o diretor, cabe à Vigilância cuidar dos riscos eminentes à saúde da população. “Em tese, nós não cuidamos de ninguém; evitamos cuidando do ambiente, do espaço, do que cerca o ser humano. Quanto mais tivermos uma Vigilância ativa e fiscalizadora, teremos menos agravos e problemas com a saúde”, explicou.
No final da conferência, foral eleitos os delegados para participarem da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Pará, que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro deste ano, em Belém, e da I Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 21 e 24 de novembro deste ano.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...