Pular para o conteúdo principal

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE É REALIZADA EM PARAUAPEBAS

“Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesas de um SUS Público de Qualidade”. Esse foi o tema da I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde em Parauapebas realizada nesta quinta-feira, 24, pela Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde com o Conselho Municipal de Saúde.
Durante a conferência, foram realizados debates com quatro eixos temáticos, leitura do regimento interno, palestras referentes ao tema, trabalhos em grupos e eleição para delegados e suplentes. “É um fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada por meio de entidades, com a finalidade de avaliar a situação da saúde do município, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços e proporcionar à população melhor qualidade de vida”, definiu a secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras, na abertura do evento.

A proposta de realização da Conferência de Vigilância em Saúde em todos os municípios brasileiros partiu do Conselho Nacional de Saúde, uma vez que é a Vigilância que apresenta os indicadores às secretarias de saúde “para que a verba pública seja aplicada de forma adequada para os agravos que estejam atingindo nosso coletivo, a nossa população em geral”, conforme destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas, Marden Henriques Lima.

Em palestra, o diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Allan Miranda, abordou vários tópicos como o papel da Vigilância em Saúde na Integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde; Responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; Implementação de Políticas Intersetoriais, para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, e a Participação Social no Fortalecimento da Vigilância em Saúde.

“Nosso foco principal é abordar a importância dos temas associados à Vigilância, que estão divididos em quatro esferas: a vigilância do trabalhador, sanitária, epidemiológica e ambiental, uma vez que passaremos um conhecimento mais aprofundado sobre a Vigilância”, disse Allan Miranda.

Ainda de acordo com o diretor, cabe à Vigilância cuidar dos riscos eminentes à saúde da população. “Em tese, nós não cuidamos de ninguém; evitamos cuidando do ambiente, do espaço, do que cerca o ser humano. Quanto mais tivermos uma Vigilância ativa e fiscalizadora, teremos menos agravos e problemas com a saúde”, explicou.
No final da conferência, foral eleitos os delegados para participarem da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Pará, que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro deste ano, em Belém, e da I Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 21 e 24 de novembro deste ano.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...