Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES RURAIS RECEBEM FILHOTES DE PEIXE, PARA CULTIVO E VENDA

Cultivo é de alto custo e é resultado de parceria entre Prefeitura de Parauapebas e empresa Vale
A equipe da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) visitou produtores rurais localizados na Vila Sanção no último sábado, 26, e realizou a entrega de cerca de nove mil filhotes de peixes da espécie tambatinga para o cultivo da piscicultura na região.
A iniciativa faz parte de um projeto feito em parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, Vale e a Associação dos Produtores da Vila Sanção (Amprodesv), que prevê o desenvolvimento da produção de peixes para abastecer o comércio local e garantir renda alternativa para o homem do campo.
Na primeira fase do programa, os produtores passaram por capacitação técnica e ainda receberão dois treinamentos já com o povoamento dos tanques, realizados pelo zootecnista Raphael Campelo, que observa: é necessário oferecer conhecimento técnico aos produtores para se obter sucesso na produção, pois até mesmo as condições ambientais interferem no crescimento e mortalidade dos peixes colocados nos tanques com apenas 45 dias de vida.
O tambatinga é uma espécie híbrida, resultado da reprodução artificial do tambaqui com o pirapitinga. A expectativa é que em aproximadamente nove meses seja possível a comercialização da espécie, quando deverá pesar quase 2 quilos.
A produtora Gleiciane Maia foi uma das beneficiadas com o projeto e recebeu 700 juvenis de tambatinga, ficando responsável pelo cuidado com o animal diariamente e com a administração da ração pelo menos seis vezes ao dia. “Nós já estamos tendo retorno, pois quando as pessoas sabem que temos peixes aqui nos procuram para comprar. Nem precisamos sair de onde estamos para comercializar”, contou a produtora, que já cultiva o peixe em idade adulta.
“Após a entrega, nós voltamos e realizamos a biometria, quando analisamos todas as características de adequação e desenvolvimento do peixe. Desta forma, constatamos o sucesso da piscicultura. O acompanhamento técnico é permanente”, explicou Raphael Campelo.
Cada produtor recebe também ração para viabilizar o cultivo considerado de alto custo. “A piscicultura tem excelente mercado, porém os custos de produção são altos e precisam ser reduzidos para tornar a atividade lucrativa, e este é o nosso maior desafio”, disse o secretário municipal de Produção Rural, Eurival Martins.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...