Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA CONTRA DROGAS E VIOLÊNCIA ATINGIRÁ 2,7 MIL ESTUDANTES EM PARAUAPEBAS

Problemas como violência e drogas têm assombrado cada vez mais a população, e os pais têm feito de tudo para que seus filhos fiquem longe desses males. Contudo, nem sempre as medidas tomadas são o suficiente, mas quando há união de forças o resultado pode ser melhor do que o esperado. É essa a proposta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que busca trabalhar ações de prevenção em conjunto com família e escola, o que tem dado muito certo.
O Proerd é um programa de abrangência nacional, implantado no país em 1992 pela Polícia Militar e que busca a proteção e valorização da vida por meio de atividades educacionais realizadas em sala de aula, que visam prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a pratica de violência entre os estudantes.
Ano passado, o programa atendeu em Parauapebas cerca de mil estudantes da rede pública municipal. Este ano, o número será ampliado para mais que o dobro desses atendimentos. Serão contemplados 2.715 estudantes dos 5º e 7º anos do ensino fundamental de oito escolas municipais: Fernando Pessoa, Terezinha de Jesus, Domingos Cardoso, Eunice Moreira, Faruk Salmen, Antonio Matos, Milton Martins e Olga da Silva.
Durante a manhã da última sexta-feira, 18, os Policiais Militares e instrutores do Proerd José Soares de Sousa (Cabo J. Soares) e Ruth Christian Bastos de Sousa (Sargento Christian), do Comando do Policiamento Regional II (CPR II-Marabá), apresentaram o programa a gestores e coordenadores das escolas contempladas. Na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a forma de funcionamento e a metodologia a ser utilizada.
Também estiveram presente na reunião o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonino Brito, e a diretora técnica pedagógica da Semed, Veronice Coelho, que durante o evento demonstraram o quanto a Semed está satisfeita com a parceria e confiante quanto aos resultados.
“O programa e tudo aquilo que vier a contribuir com a melhoria da qualidade do ensino será muito bem-vindo. As ações do Proerd vêm somar àquelas que as escolas já realizam com o intuito de conscientizar os nossos estudantes sobre o quanto eles precisam aplicar suas energias nos estudos e em atividades que sejam benéficas para eles, além de permanecerem longe de tudo aquilo que possa trazer prejuízos, como é o caso das drogas”, enfatizou Antonino Brito.
Segundo os instrutores, os estudantes serão ensinados a dizer “Não” às drogas e incentivados a evitar os vários tipos de violência, por meio de formação ministrada em sala de aula com o acompanhamento e presença dos professores das turmas. “O curso terá início na primeira semana de setembro e se estenderá até o final de outubro. Em novembro, faremos a formatura para a entrega dos certificados aos alunos”, adiantou José Soares.
Ainda de acordo com o instrutor, o jovem que passa pelo treinamento deverá se tornar um agente multiplicador daquilo que aprendeu. “Ao terminar o curso o estudante ficará encarregado de passar adiante tudo aquilo que aprendeu, seja para a família, amigos ou mesmo para a comunidade, e a escola pode ajudá-lo nesse processo”.
A diretora da escola Olga da Silva, Benedita Licá, acredita que a parceria trará ótimos resultados. “O Proerd trará ensinamentos e reflexões que com certeza auxiliarão na condução e solução de problemas vivenciados pelos alunos, buscando construir uma cultura de paz nas escolas e na sociedade”, avaliou a gestora.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...