Pular para o conteúdo principal

UFRA desenvolve projeto de produção animal com comunidade da APA do Igarapé Gelado

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Parauapebas, realiza pesquisa para o desenvolvimento de projetos de criação de animais na Unidade de Conservação APA do Igarapé Gelado. Os trabalhos são conduzidos pelo Grupo de Estudos em Avicultura e Coturnicultura de Carajás (GEAVIC), que conta com 16 integrantes, sendo dois professores da universidade e os demais alunos dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia. A pesquisa conta também como o apoio da equipe gestora do ICMBio e de um técnico agrícola da Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR).
“A pesquisa teve início em março deste ano e tem por objetivo traçar um perfil da produção animal realizada na localidade. Queremos apresentar à comunidade acadêmica e profissionais liberais as oportunidades de trabalho que existem nessa região. Há uma ideia errônea de que não é possível criar animais de produção em Unidades de Conservação. Porém, a Apa do Igarapé Gelado prevê essa atividade em seu plano de manejo, exigindo de seus produtores que qualquer atividade de produção animal seja sustentável para reduzir ao máximo os impactos sobre o meio ambiente”, informou a professora da UFRA, Francislene Silveira Sucupira, que integra o GEAVIC.
De acordo com a professora, o grupo está concluindo a fase inicial da pesquisa, que se trata da coleta e análise de dados e respectiva preparação de artigos acadêmicos, que inclusive deverão ser apresentados em eventos regionais e nacionais sobre a temática. “Estamos visitando as propriedades, conhecendo os produtores, identificando suas demandas e anseios. Além disso, fazemos um diagnóstico do nível de tecnificação e produtividade das propriedades, para identificar possíveis técnicas de produção a serem aplicadas para melhorar o desempenho e o retorno econômico, mantendo ainda a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Além dos produtores, os alunos têm grande crescimento por conhecer a realidade local e a forma de se trabalhar diretamente com o produtor rural. Os produtores têm sido super receptivos e estão esperando ansiosamente a apresentação dos resultados”, relatou.
“Após esta etapa, que é a primeira fase do projeto, iremos focar a atenção do nosso grupo aos produtores de aves. Tendo em vista que a avicultura caipira é uma atividade de baixo impacto sobre os recursos naturais, encaixa-se perfeitamente nos objetivos da unidade e atende a necessidade de uma parcela significativa dos produtores da APA, que atualmente precisa de outras alternativas econômicas”, acrescentou.
Ao final do projeto a proposta de trabalho ,que poderá ser implementado na Unidade de Conservação será apresentada para o Conselho Consultivo da Apa, Associação de Produtores da Apa do Igarapé Gelado (APROAPA) e Associação Filhas da Terra. “Esta é talvez a etapa mais importante do trabalho, momento no qual damos o retorno do nosso trabalho aos parceiros e aos produtores envolvidos, que são nosso público alvo”, afirma Francislene Silveira Sucupira.
Sobre a importância de projetos como este, o Chefe da Floresta Nacional  de Carajás, Marcel Regis Moreira, destaca que “o conhecimento que a UFRA traz, a medida com que desenvolve projetos e pesquisas dentro das Unidades de Conservação, faz com que a população conheça que essas áreas têm um grande potencial para geração de emprego e renda, fazendo com que as pessoas tenham um maior sentimento de pertencimento sobre essas áreas, ajudando assim o ICMbio a melhor gerir as Unidades de Conservação e inclusive a protegê-las”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...