Pular para o conteúdo principal

SEMED MOBILIZA EDUCADORES PARA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Uma das metas do Plano Municipal de Educação (PME) é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. E, visando garantir esse direito aos estudantes da rede municipal de ensino e contemplar aqueles que não concluíram o processo de alfabetização na idade certa, a Secretaria de Educação (Semed) lançou a campanha “Alfabetização da Nossa Gente”, que já movimenta os educadores da rede.
A campanha será desenvolvida em várias etapas. Na primeira, haverá mobilização e conscientização da comunidade escolar interna e externa. Posteriormente, maior investimento e atenção para as formações dos professores, organização de grupos de apoio e aulas extras. Por último, a socialização dos resultados e o estabelecimento de metas para os próximos anos.
Segundo a diretora pedagógica da Semed, Veronice Coelho, o sucesso da vida escolar do aluno depende muito dessa fase. “O aluno precisa estar com seu processo de alfabetização e letramento consolidado para poder desenvolver as competências e habilidades exigidas sem comprometer as próximas etapas de seus estudos”, enfatiza Veronice.
Ainda segundo a educadora, a família tem um papel fundamental nesse processo. “A família e a escola devem caminhar juntas para apoiar o desenvolvimento dos alunos. Quanto mais os pais buscam ser parceiros, mais a criança terá chance de compreender e melhorar o rendimento em sala de aula. Por isso, precisamos de pais presentes, que também garantam a assiduidade dos filhos na escola”, diz Veronice.
TAREFA DE TODOS
A reunião de lançamento da campanha, em 9 deste mês, deixou os diretores entusiasmados com a proposta e comprometidos em estreitar caminhos e traçar estratégias para evolução na aprendizagem. É o caso de Eduardo Dias, gestor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Magno, que garantiu estar disposto a abraçar a causa.
“É uma campanha desafiadora, porém necessária. Na escola, já realizamos um levantamento referente aos alunos que não avançaram e que precisam urgentemente melhorar seu desempenho. Agora é colocar em prática ações voltadas para leitura, escrita e oralidade para alcançarmos as metas estabelecidas”, sublinha Eduardo.
O secretário de Educação, Raimundo Neto, destaca a importância da união de todos em prol da causa. “Não se trata de uma tarefa só dos professores, mas de todos nós educadores e também dos pais. Precisamos nos unir para assegurarmos a aprendizagem dos nossos alunos”.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...