Pular para o conteúdo principal

COMUNIDADES XIKRINS DEBATEM EDUCAÇÃO EM CONFERÊNCIA NAS ALDEIAS

Foi realizada esta semana nas comunidades indígenas Xikrins - aldeias Ô-Odjá, Djudjêkô e Cateté - a II Pré-Conferência local de Educação Escolar Indígena. O evento faz parte das atividades preparatórias para a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena, prevista para ser realizada em Belém nos dias 24 e 25 de outubro deste ano.
Participaram da pré-conferência cerca de 200 pessoas, entre lideranças das comunidades, pais de alunos, alunos, educadores e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Durante o encontro, foram discutidos vários eixos relacionados à educação indígena, inclusive políticas de atendimento à educação escolar, práticas pedagógicas diferenciadas, formação de educadores e melhorias para as comunidades, além de ter ocorrido a escolha dos delegados que irão representá-los na conferência regional.
O professor Rop Krore da Escola Moikô Xikrin, localizada na aldeia Djudjêkô, participou ativamente das discussões e avaliou o evento como essencial para a obtenção de melhorias para as comunidades. “Discutir assuntos que tratam da formação dos professores indígenas e de como obter benefícios para o nosso povo é sempre importante, tanto para nós quanto para as futuras gerações da aldeia”.
Francisco Carlos Martins, coordenador da educação indígena da Semed, acredita que a participação dos representes das comunidades nas conferências regional e nacional vai colocar a região no cenário pela busca de uma educação indígena de qualidade e, de fato, diferenciada. 
“Parauapebas está se desenvolvendo cada vez mais e precisamos assegurar os direitos dos povos indígenas, conforme determina a legislação, e a conferência é uma oportunidade de darmos nossa contribuição para a garantia desses direitos e também atendermos melhor as particularidades da educação indígena Xikrin”, avaliou o coordenador, para agradecer o apoio ofertado pela prefeitura, por intermédio da Semed, para a realização do evento.
Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Arquivo | Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...