Pular para o conteúdo principal

CAPITAL DO COBRE: Marabá entre os 40 que mais geram emprego no Brasil

Na última terça-feira (14), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), por município, referentes a julho. Marabá figura como o 33º melhor do Brasil para encontrar trabalho, no acumulado de janeiro a julho deste ano, com o saldo positivo de 1.707 empregos. É uma posição inédita e a melhor já ocupada pela “Capital Nacional do Cobre”desde que os dados do Caged passaram a ser disponibilizado em 2002.
A boa performance de Marabá veio pelo setor da construção civil, que reaqueceu e gerou em sete meses 1.036 oportunidades. Pedreiros, serventes, ajudantes, carpinteiros e pintores foram contratados às centenas para reerguer Marabá dos destroços de uma crise — mais política que econômica ― nacional que, num passado não muito distante, sepultou quase 10 mil postos de trabalho no município. Os setores de serviços, com 369 oportunidades, e comércio, com 302, somados à indústria de transformação, com 122 empregos criados, e à agropecuária, com outros dez postos gerados, fecham o pacote marabaense de oportunidades. O nó do pacote, por outro lado, são 131 baixas no setor de serviços industriais de utilidade pública e uma demissão na indústria mineral.
Considerando-se apenas o mês de julho, Marabá se posicionou entre as 20 principais praças do país em geração de emprego, com o excelente saldo positivo de 649 postos, o triplo da capital paraense. Atualmente, de cada quatro empregos formais criados no Pará, um está em Marabá.
ANO EXCELENTE
Financeiramente, o ano de 2017 vai se tornar inesquecível para o município de Marabá, cuja prefeitura arrecadou entre 1º de janeiro e este 16 de agosto R$ 447,65 milhões, ou 54% da meta prevista de arrecadação para o exercício.
A empregabilidade local não está relacionada com a capacidade de a prefeitura arrecadar no caso específico, mas é um claro sinal de que Marabá está caminhando em novos tempos e se preparando para entrar na mira de investimentos cada vez mais sólidos — investidores geralmente fogem de cidades inundadas em desemprego, que geralmente faz proliferar a criminalidade. Com a chegada de novos empreendimentos, por outro lado, a prefeitura ganha com taxas e impostos e a população ganha, sendo empregada, aumentando a renda e o potencial de consumo. Que Marabá siga firme.
Fonte: Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...