Pular para o conteúdo principal

OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA ATRAI MAIS DE 14 MIL ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS


Mais de 14 mil estudantes de 33 escolas da rede pública municipal de Parauapebas participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) realizada na última sexta-feira, 19.
Coordenada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA, que este ano já está em sua 20ª edição, visa despertar ainda mais a atenção dos estudantes para a importância da astronomia e astronáutica, levando-os a se aprofundarem em questões como a magnitude do sistema solar, localização do planeta terra nesse sistema, a importância do sol para sobrevivência do planeta e tantos outros assuntos.
Já a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) objetiva fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promovendo assim a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. A Mostra avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de materiais reciclados, como garrafa pet, tubo de papel e canudo de refrigerante.
A Escola Carlos Henrique inscreveu mais de 400 alunos na olimpíada e fez o lançamento de 48 foguetes. A expectativa com relação ao resultado da competição é grande na comunidade estudantil. “Os professores acompanharam e incentivaram a participação dos alunos, sempre trabalhando os conteúdos e orientando-os sobre a confecção dos experimentos, por isso, alcançamos uma participação significativa dos estudantes e lançamos quase 50 foguetes. Esperamos obter um bom resultado”, almeja a coordenadora Renilda dos Reis Dias.
A escola Olga da Silva também participou. Lá, 168 alunos do 6º ano realizaram a prova. Para a equipe de gestores da instituição, a participação dos alunos em atividades como esta estimula o senso crítico e desperta o interesse por essa parte da ciência: a astronomia. “Nós nos organizamos e incentivamos a participação dos alunos na competição, inclusive realizamos aulas extras e aulas práticas. Foi muito gratificante vê-los envolvidos e empenhados”, diz o coordenador pedagógico Daniel Oliveira da Silva.
A professora de Ciências Ana Beatriz Correa Pinheiro, também da Escola Olga da Silva, ressalta o quanto os alunos se empenharam. “Desde o início do bimestre, quando o desafio foi passado para as turmas de 6º ano, todos os alunos de forma unânime mostraram bastante interesse e compromisso, e ao longo do bimestre esse engajamento se fortaleceu”.
Para a coordenadora de Ciências dos 3º e 4º Ciclos, Margarida de Queiroz Figueiredo, a quantidade de alunos inscritos na competição superou as expectativas. “O esforço e comprometimento dos nossos professores de ciências e das equipes gestoras das escolas foram fundamentais para a adesão dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos científicos e tecnológicos”, conclui a coordenadora, para afirmar que o interesse dos alunos em participar da OBA é crescente a cada ano.
EDIÇÃO 2016
Parauapebas conquistou 101 medalhas na competição em 2016, sendo 47 de bronze, 35 de prata e 19 de ouro, sem contar as menções honrosas. As escolas destaques na edição foram Joao Prudêncio de Brito com um saldo de 19 medalhas (6 bronzes, 9 pratas e 4 ouros); Plácido de Castro com 11 medalhas, todas de ouro; e Chico Mendes com 10 conquistas (3 bronzes, 6 pratas e 1 ouro).


Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Arquivo da Semed
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...