Pular para o conteúdo principal

I CONFERÊNCIA DE SAÚDE DAS MULHERES MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM REFORMAS FEDERAIS



Os conselhos municipais de Saúde e da Mulher e secretarias municipais de Saúde (Semsa) e da Mulher (Semmu) realizaram, no último final de semana, a I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres com o tema “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciênciae Tecnologia (IFPA).

Durante dois dias, foram realizados debates com quatro eixos temáticos, leitura do regimento interno, palestras referentes ao tema, trabalhos em grupos e eleição para delegados e suplentes.

Na abertura da conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marden Henriques, destacou os impactos que as reformas trabalhistas e previdenciárias terão na saúde da mulher, caso sejam aprovadas as propostas do governo federal, e reforçou a necessidade de discutir de forma mais ampla as políticas destinadas à saúde da mulher.
“Temos que discutir no contexto político nacional a PEC (proposta de emenda constitucional) que limita os investimentos em saúde e em educação. Esta plenária é de total importância para que a sociedade participe, para que não permitamos um retrocesso do Sistema Único de Saúde (SUS), que garanta a sua universalidade e equidade”, conclamou.

“O momento da conferência é único pra nós, mulheres de Parauapebas. Debateremos e apresentaremos propostas e ideias voltadas exclusivamente para a saúde das mulheres. Assim, teremos como oferecer serviços de saúde ainda com mais qualidade pra nossas mulheres”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras.

A servidora pública Maria Auxiliadora dos Santos Carvalho, 46 anos, ressaltou a importância da participação das mulheres na conferência. “É de extrema importância a participação de nós, mulheres, na conferência, uma vez que só assim teremos conhecimento das políticas públicas destinadas à saúde das mulheres”, declarou.

No final da conferência, foram eleitos os delegados para a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres do Pará, que será realizada nos dias 19 e 20 de junho deste ano, em Belém, e da Conferência Nacional, que será em Brasília, no próximo mês de agosto.

A conferência municipal contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Balduíno; da secretária municipal da Mulher, Ângela Pereira; da secretária adjunta de Saúde, Raijane Loras; e ainda de vereadores, servidores públicos municipais, conselheiros municipais, entre outros convidados.


Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos:Luciano Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...