Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE SUPERA A META

“Sou doadora de sangue há três anos. Acho muito importante esse ato de amor e solidariedade com o próximo, uma vez que hoje ou amanhã você ou alguém de sua família podem precisar”, declarou a assistente administrativa Danielly Batista de Oliveira, 31 anos, durante a campanha de doação de sangue em Parauapebas nesse final de semana.
No Hospital Geral (HGP), a movimentação foi intensa no sábado e no domingo. O auxiliar administrativo Paulo Henrique, 30 anos, conta que sua mãe já precisou de sangue pra sobreviver. Um motivo muito forte, sem dúvida, mas não o único. “Vim doar não somente porque minha mãe já precisou, mas também porque outras pessoas podem vir a precisar”, disse ele. E como precisam.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, apenas 1,8% da população doam sangue. Este índice está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas está longe das necessidades do Sistema Único de Saúde e dos hemocentros, que vivem com os estoques de sangue no limite.
Em Parauapebas, a doação superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Nossa meta de doação de bolsas de sangue era 300, mas conseguimos ultrapassar e foram 360 doações. Essa quantia conseguirá salvar vida de muitas pessoas, não somente dos pacientes do HGP, mas também de todos os hospitais particulares da cidade”, destacou o titular da Semsa, Francisco Cordeiro.
Levando-se em consideração que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, os doadores do município foram solidários a 1.440 pessoas em apenas dois dias de campanha, promovida pelo Hemopa Marabá em parceria com a Semsa e HGP, com o tema “Prove que seu sangue passa mesmo pelo coração, doe”.
“Estamos satisfeitos com a meta alcançada na Campanha de Doação de Sangue, durante os dois dias. Assim, vemos o quanto a população de Parauapebas tem sido solidária com o próximo”, agradeceu a coordenadora da Agência Tranfusional do HGP, Alinne Amorim.
CULTURA DA DOAÇÃO
A principal meta do Ministério da Saúde é criar no Brasil a cultura da doação de sangue, para manter os estoques de sangue sempre cheios. Em 2015, em todo o País, cerca de um milhão de pessoas doaram pela primeira vez e 1,6 milhão retornaram para doar.
Ainda segundo o ministério, foram processadas 3,7 milhões de coletas de bolsa de sangue, que resultaram em 3,3 milhões de transfusões.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Bruno Cecim e Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...