Pular para o conteúdo principal

PARAUAPEBAS E MARABÁ DISCUTEM PARCERIA PARA MELHORIAS NOS DOIS MUNICÍPIOS




A implantação de um sistema de telefonia rural nos municípios de Parauapebas e Marabá foi tema de uma reunião que ocorreu na última semana, em Marabá. Participaram do encontro o secretário municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia de Parauapebas (Semmect), Flávio Veras, o adjunto Wedson Azevedo e o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha.

De acordo com Flávio Veras, as comunidades rurais estão desassistidas e isoladas nos dois municípios já que não há qualquer sinal de telefonia móvel, tão pouco fixa nas localidades. Por entenderem que a necessidade é a mesma para Parauapebas e Marabá as duas gestões devem unir esforços para implantação do sistema de comunicação.

Flávio Veras aproveitou a ocasião para discutir a criação da Associação dos Municípios Mineradores da Região do Carajás, entidade que deve fortalecer o debate de políticas nacionais, como a Taxa Estadual Recursos Minerais (TFRM), a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) e a Lei Kandir, que regulamenta a aplicação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Toni Cunha assegurou que Marabá se engajará no projeto de telefonia rural na região. Em conversa prévia com Flávio Veras, representantes das cidades de Canaã dos Carajás e Curionópolis se manifestaram favoráveis à criação da associação. Como convidado do grupo, o município de Paragominas, potência extrativista de bauxita, também deverá ser um dos associados.

Flávio Veras enfatizou que o assunto é de extrema importância para a atual gestão. “Essa é uma das bandeiras do Governo Darci. Ele acredita que o projeto não deve ser realizado de forma excludente, mas sim, integrando o sudeste do Estado. Dessa forma, iremos fortalecer não só Parauapebas como toda a região de Carajás”, explicou.
Novas reuniões entre a Semmect e outros municípios devem ser realizadas nas próximas semanas.

Texto: Anderson George
Assessoria de Comunicação - Ascom | PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...