Jovens estudantes do ensino médio, selecionados
para atuarem como tutores de alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino,
por meio do projeto “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional:
Possibilitando Novas Perspectivas aos Educandos”, iniciaram na tarde da
quarta-feira, 25, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) mais uma etapa
de sua formação.
A aula inaugural, ofertada pela Secretaria
Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino dos 3º e 4º
Ciclos, foi marcada pela presença de representantes das entidades envolvidas na
ação, que proferiram discursos de estímulo e incentivo aos jovens.
Na ocasião, os estudantes receberam cartas nominais
escritas por educadores da Semed. As epístolas trouxeram mensagens de
incentivo, fé e esperança e emocionaram os alunos.
Os educandos iniciaram a primeira etapa da
formação, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai),
ainda em janeiro e irão participar das duas concomitantemente durante
praticamente todo o ano de 2017, enquanto realizam também as atividades de
apoio pedagógico. Eles terão que conciliar as formações, os estudos no ensino
médio e a tutoria.
Segundo a coordenadora do Departamento de Ensino
dos 3º e 4º Ciclos da Semed, Valdelice Cardoso, a formação garantida pela Semed
visa habilitar os tutores a trabalharem com foco nas maiores dificuldades dos
alunos do ensino fundamental.
“Já fizemos o levantamento dos alunos que irão
receber o apoio pedagógico, como também de suas necessidades, objetivando
capacitar os tutores de acordo com essas necessidades”, informa a coordenadora,
frisando que os jovens receberão todo o apoio do qual necessitam dentro das
escolas as quais irão atuar.
O secretário de Educação, Raimundo Neto, acredita
que a ação além de gerar novos conhecimentos agregará novos valores. “É sempre
bom ofertarmos oportunidades aos nossos jovens para que eles possam construir
novos valores, novos conceitos, gerando assim mudanças de atitude e a
construção de uma sociedade melhor”.
Representando os demais jovens tutores, Caio
Roberto dos Santos Oliveira, 16 anos, falou de sua gratidão e expectativas em
relação à tutoria. “Somos muito gratos por essa oportunidade. Todos aqui são
alunos bons, esforçados, que com certeza merecem estar onde estão. Nós iremos
retribuir a confiança que vocês depositaram em nós e realizar um bom trabalho
para que os resultados sejam os melhores”.
O PROJETO
Idealizado pelo Ministério Público do Estado do
Pará (MPPA), Ministério Público do Trabalho (MPT-PA), em parceria com a Vale,
Senai e as secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do município, o projeto
visa melhorar o rendimento e o aprendizado dos estudantes, contribuindo para
sua formação intelectual, cidadã e de futuro profissional.
Por meio da iniciativa, 19 estudantes da rede
estadual atuarão como tutores de 95 alunos do 6º ano do ensino fundamental das
Escolas Chico Mendes II e Paulo Fonteles de Lima, oportunizando assim, a estes
últimos, apoio pedagógico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A gerente de Educação da Vale no Pará, Carmene
Abreu, junto com outros representantes da instituição também participaram da
aula. Para Carmene, a iniciativa do Ministério Público “é louvável” e a
parceria com certeza gerará bons resultados.
“Nós estamos plantando uma enorme semente, pois
esses 19 jovens terão um papel de multiplicar tudo o que estão aprendendo e de
influenciar outros alunos. Eles serão agentes multiplicadores de conceitos,
valores e não somente de conteúdos”, observa a educadora.
A diretora-sede do Estado em Parauapebas, Ana Maria
Sousa Santos, se orgulha da parceria e garante que seus alunos estão se
dedicando ao máximo. “Estamos apostando nesse projeto. Ele traz aos nossos
alunos a oportunidade de aprenderem ensinando, de desenvolverem novas
habilidades e ainda ajudarem outros alunos e, para que isso aconteça, eles
estão se esforçando”.
Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP
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