Pular para o conteúdo principal

COMEÇA HOJE I MOSTRA DE MÓVEIS DE PARAUAPEBAS


A partir desta quinta-feira, 11, a população de Parauapebas terá oportunidade de conhecer os móveis pensados e construídos pelo Polo Moveleiro de Parauapebas. Serão montados 15 ambientes – salas de estar e de jantar, cozinha, escritório - no hall do Partage Shopping e ali irão permanecer até o dia 10 de junho deste ano.
Os ambientes, com rústicos e belos móveis, estão decorados com artesanato da Cooperativa Mulheres de Barro. 
A exposição visa a divulgar o Polo Moveleiro, que reúne 96 movelarias e emprega cerca de 300 trabalhadores. “São profissionais simples, mas com uma enorme capacidade de produção”, reconhece o coordenador do Polo, Luís Mendes.
Apesar de criado em 2007, o local ainda é desconhecido por boa parte da população de Parauapebas, e a Prefeitura de Parauapebas quer reverter esse quadro e transformar o Polo num grande ponto de atração de vendas. 
Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) já planeja construir o Centro de Exposição. “Nós vamos voltar a colocar o Polo Moveleiro em evidência. Estamos trabalhando pra isso porque muita gente de Parauapebas sequer sabe onde fica”, diz Luís Mendes. 
O titular da Seden, secretário Isaías Queiroz, explica que o centro somente não será construído neste ano porque o orçamento aprovado, em 2016, para o Polo, é muito pequeno. “Já para 2018 essa questão orçamentária deverá mudar”, prevê ele.
Melhoria da infraestrutura e parceria com a Vale
O primeiro passo para o crescimento do Polo será investir em toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e reorganização do local, que já vem sendo invadido. A Seden já vem conversando com a Celpa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep), para garantir água e energia que atenda toda a demanda do Polo.
Enquanto isso, a pedido da Seden, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) abriu licitação para a produção das placas de identificação da área, que fica na PA-160. Outro passo importante está numa parceria com a Vale, para que a empresa doe madeira legal para o Polo, o que vai impulsionar mais ainda o setor, que é organizado pela Cooperativa da Indústria Moveleira e Serradores de Parauapebas (Coopmasp).
O secretário de Desenvolvimento diz que as conversas estão avançadas e a parceria poderá ser fechada até agosto deste ano, para doação de 180 mil metros cúbicos de madeira. Confirmada a parceria, os móveis do Polo terão preços mais baixos e atraentes para o consumidor.
Outro passo bem importante será formalizar a maioria dos moveleiros, que, por falta de apoio e orientação, permanecem como pessoas físicas. “Com a formalização, eles finalmente poderão ter acesso a financiamentos, emitir nota fiscal, participar de licitações. Tudo isso levará mais emprego e renda para o Polo e vai contribuir muito para o desenvolvimento de Parauapebas”, pontua Luís Mendes.

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...