Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA MANDA ESTADO CONCLUIR CADEIA PÚBLICA DE PARAUAPEBAS

Decisão motivou reunião do Conselho da Comunidade com o prefeito Darci Lermen nesta quarta-feira
O Governo do Pará tem até o dia 28 de junho deste ano para retomar as obras de construção da cadeia pública de Parauapebas. Em caso de descumprimento terá que pagar multa diária de R$ 10 mil. A determinação é da Justiça do Estado atendendo a pedido do Ministério Público diante do fato de que as obras estão paradas há mais de dois anos sem qualquer previsão de quando terão continuidade.
A decisão judicial foi comunicada na manhã de hoje, 31, ao prefeito Darci Lermen pelo Conselho da Comunidade, presidida pelo advogado Helder Igor Gonçalves. Da reunião também participaram o chefe de Gabinete, Edson Bonetti, a advogada da PMP Amanda Saldanha, os membros do conselho Sandra Ribeiro Cunha, Eulália Almeida da Silva e Raimundo Nascimento Cruz (representante da Guarda Municipal) e George Rodrigues, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A conclusão da cadeia pública anima o conselho, mas traz uma preocupação: como isso será feito em meio às centenas de famílias que ocupam os arredores das obras, incentivadas pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). “Fica inviável a obra porque aí teremos uma situação de risco”, ponderou Helder Gonçalves.
A saída está no remanejamento dos invasores para outra área, o que de imediato já será estudado pela prefeitura. “Mais uma vez o município terá que tomar as rédeas porque o Estado é omisso”, apontou o presidente do conselho, enquanto Sandra Cunha observou que a população anseia pela entrega da cadeia pública, que fica em área afastada e tem capacidade para 306 detentos.
A carceragem do Rio Verde, afirmou Sandra Cunha, se tornou totalmente inviável por ficar num bairro central - portanto, muito perto da população - e porque “tem alto índice de insalubridade”. O prédio, que abrigou a primeira Delegacia de Polícia de Parauapebas, tem mais de 30 anos. Hoje, mais de 100 detentos dividem ali um espaço com capacidade para apenas 60 presos.
Ainda hoje o prefeito Darci Lermen e o Conselho da Comunidade pediram reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, Jeannot Jansen, para tratar sobre a conclusão das obras da cadeia. A data será definida pelo secretário.
EM DÍVIDA
A cadeia pública de Parauapebas começou a ser construída em 2013 numa área de 2.448 metros quadrados, na VS-10, em terreno cedido pelo governo municipal Ao valor de R$ 4,5 milhões, deveria ter sido entregue à população em dezembro de 2015, mas neste mesmo ano as obras foram paralisadas.
Contratada pelo Governo do Estado, a empresa terceirizada Arteplan Projetos e Construções alegou falta de pagamento. A cadeia pública tem capacidade para 306 vagas, das quais duas para pessoas portadoras de deficiência.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Gilberlan Atrox | Matheus Costa
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...