Pular para o conteúdo principal

GEÓLOGO BRENO AUGUSTO PALESTRA PARA PROFESSORES

Os professores de história, ciências e geografia assistiram no último sábado, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma palestra ministrada pelo geólogo Breno Augusto, considerado o pioneiro na fantástica descoberta de Carajás.
“A descoberta das reservas de minério de ferro Carajás e seus aspectos influenciadores no desenvolvimento do município de Parauapebas” foi o assunto principal do encontro, que integra uma das ações do Projeto Circuito Mineração, uma iniciativa da Vale, que busca aproximar a mineração do dia a dia das pessoas e da comunidade escolar, a partir da inovação tecnológica e sustentável.
O geólogo narrou a experiência do pouso, realizado há 50 anos, que o levou à descoberta de uma das maiores jazidas de ferro do mundo e mudou para sempre o destino da nossa região. Breno fez uma viagem no tempo e compartilhou com os educadores um acervo fotográfico inédito e muitas informações enriquecedoras sobre Carajás. Para ele, examinar as imagens e voltar a Parauapebas é reviver o passado, o que lhe aflora as emoções.
Na ocasião, o palestrante analisou os principais pontos da descoberta que impulsionou a ocupação da região e respondeu às perguntas dos docentes. Para ele, a educação, de modo geral, precisa avançar e estar com professores é sempre um motivo de alegria e aprendizado.
“Carajás é uma região rica de conhecimento e tem um potencial mineral incontestável. Os professores têm um papel muito importante e desafiador, que é disseminar esse conteúdo, uma vez que são responsáveis por formar toda uma geração”, apontou Breno Augusto..
O Circuito Mineração tem contribuído de diversas maneiras para o ensino nas escolas. Rodas de conversas, exposição de material, visitas à Carajás, entrega de kits de geociências e palestras são algumas das ações do projeto. A coordenadora técnica de Ciências, do Departamento de Ensino dos 3º e 4º ciclos, Margarida de Queiroz, considera “muito relevante passar para nossos alunos essa discussão tão rica. Essas ações são ferramentas pedagógicas para reforçar o aprendizado e a releitura da nossa realidade”.
O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, participou do evento representando o secretário Raimundo Neto. Ele avaliou o evento como enriquecedor e agradeceu a presença de todos. “Tivemos aqui hoje uma verdadeira aula de história. É muito importante trazer para os formadores de opinião as recordações do passado, presente e as perspectivas para o futuro da nossa cidade, no que se refere à mineração”.
AGREGANDO CONHECIMENTO
Os professores municipais se sentiram honrados com a visita do geólogo, e, com a palestra, puderam adquirir mais conhecimentos sobre a história e geografia da região. “A palestra foi fundamental para a obtenção de novos conhecimentos sobre Parauapebas. Sinto que é preciso criar uma identidade entre nossos alunos, pelo fato de alguns serem oriundos de vários lugares do Brasil”, ponderou o professor de história da Escola Carlos Drummond, Alexandro Xavier.
Unir teoria e prática tem facilitado o aprendizado tanto dos orientadores quanto dos alunos. A professora de geografia Keila Bendelak ressaltou a importância da parceria entre as instituições nos processos de ensino e aprendizagem. “A parceria entre a Vale e a Secretaria de Educação tem nos proporcionado várias visitas à Carajás, para conhecermos in loco os elementos estudados em sala de aula”.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Piedade Ferreira
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...