Pular para o conteúdo principal

SEMSI REALIZA MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO DE PARAUAPEBAS




Assim que cessou o período chuvoso, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), retomou o recadastramento das áreas de risco em Parauapebas. Nesta quinta-feira, 25, a equipe operacional esteve na comunidade Céu Azul, conversando com as famílias.
O titular da Semsi, Michael Gomes, que tem acompanhado as visitas, ressaltou a importância desse trabalho. “Precisamos destes dados, com o quantitativo de famílias, atualizados, para que possamos nos planejar e saber como proceder no caso de alguma eventualidade”, destacou ele, ressaltando que todo o levantamento é compartilhado em uma base nacional de dados.
A dona de casa Hellen Oliveira elogiou a ação. “É muito bom ver o trabalho da prefeitura em nossa comunidade. Tem o pessoal do cadastro da Defesa Civil e máquinas trabalhando nas ruas. É ótimo saber que têm pessoas cuidando de nós”, disse ela.
De acordo com o coordenador da Comdec, Valvir Nogueira Fernandes, além do Céu Azul, as regiões alagadiças do bairro Liberdade já foram mapeadas e, durante as visitas realizadas pelas equipes, estão sendo identificados moradores das comunidades que possam fazer parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec).
“Temos que indicar essas pessoas nessas áreas para que possamos melhorar a comunicação entre as comunidades e a Defesa Civil. O presidente de cada núcleo poderá nos fornecer informações com mais rapidez das urgências e os atendimentos que podem ser feitos em cada setor”, esclareceu Valvir Fernandes.
Ainda segundo o coordenador, o cadastramento será feito até meados de agosto deste ano. Em 2016, o banco de dados da Comdec apontou cerca de 14 áreas de risco, mas esse número deve aumentar visto que novas áreas vão surgindo com o tempo. A Comdec conta com a disponibilidade dos moradores para que no ato da visita sejam repassadas informações sobre o imóvel e número de pessoas que residem no local.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...