Pular para o conteúdo principal

SEMPROR ESTIMULA CULTIVO DO CUPUAÇU EM PARAUAPEBAS


Durante três dias, produtores de cupuaçu de Parauapebas, técnicos e estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) aprenderam, com aulas práticas e teóricas, como cultivar corretamente o cupuaçu, desde a escolha da semente, passando pelo plantio até a poda do cupuaçuzeiro. Aprenderam ainda a combater doenças, especialmente a vassoura de bruxa, um grande problema também para os produtores de cacau.
O aprendizado fez parte do curso realizado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre os dias 4 e 6 deste mês. As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP). Ontem, 6, foi a vez da aula de campo em uma propriedade nas proximidades da Vila Sororó, uma comunidade localizada a 128 km de Parauapebas.
A capacitação ofereceu condições técnicas para os produtores de cupuaçu aumentar a produção e movimentar a economia do setor. Parauapebas está entre os municípios que mais produzem cupuaçu no Pará.
Os últimos dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap) mostram que, em 2012, o Pará possuía uma área cultivada de 12.996 hectares, dos quais 300 hectares em Parauapebas, onde o valor anual da produção do cupuaçu pulou de R$ 496,8 mil, em 2003, para R$ 700 mil, em 2012. Nesse período, a produção do fruto no município saltou de 828 para 875 toneladas.
CUIDADOS E ESTÍMULO
Em 2014, o município de Belterra, maior produtor de cupuaçu no oeste paraense, precisou da ajuda dos técnicos da Embrapa para salvar as plantações fortemente atingidas pela vassoura de bruxa. Em 2015, foi a vez do município de Breves, no Marajó, enfrentar o problema, que atacou nada menos que 80% das fruteiras
A praga pode se manifestar tanto em mudas quanto em plantas adultas, pois os fungos que atingem pomares de cupuaçu se dispersam de forma rápida com a ação da chuva e do vento, de acordo com o pesquisador da Embrapa, Rafael Moyses Alves, responsável pelo curso de capacitação em Parauapebas.
A vassoura de bruxa pode atingir e destruir até 70% do pomar, o que tem desestimulado o produtor. Algo parecido aconteceu na propriedade do produtor Sebastião Felizardo, com mais de dez hectares plantados e que viu a produção diminuir de 80 para 30 toneladas por ano.
“Agora, nós cultivamos o cupuaçu melhorado com sementes resistentes, diferente do cupuaçu nativo, onde há mais incidência da doença”, frisou ele, acrescentando que a produção deixou de ser prejudicada com a mudança de sementes.
Sebastião Felizardo está entre os produtores que usam um dos cinco novos cultivares de cupuaçuzeiro lançados pela Embrapa em 2014, que apresentam resistência acima de 85% à vassoura de bruxa.
Com a oferta de cursos de capacitação, a Sempror objetiva aumentar a produção das mais diversas culturas, em Parauapebas. Com aumento da produção, as consequências são emprego e renda, além da melhoria da qualidade dos produtos.
“Nós oferecemos outro dia um curso para os produtores de hortas urbanas. Hoje, estamos dedicados ao cupuaçu. Queremos assim beneficiar todos os produtores do município”, frisou o secretário de Produção, Eurival Martins.
Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...