Pular para o conteúdo principal

Barômetro da Sustentabilidade dos municípios paraenses chega a Parauapebas

Foi com o tema “Bem Estar Humano e Bem Estar Ambiental” que Iloé Azevedo apresentou em Parauapebas o projeto Barômetro da Sustentabilidade; ato ocorrido no auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas na manhã de hoje, quando reuniu diversos servidores e secretários municipais, além de entidades e lideranças políticas.
O palestrante, Iloé Azevedo, é Diretor de Estudos Ambientais da FAPESPA, e explicou que o Barômetro é um índice de mensuração da sustentabilidade nos níveis local, regional e nacional, por meio de escala de desempenho de duas dimensões: bem estar humano e bem estar ambiental; tendo como contextualização o fato de que, até recentemente, o sucesso de uma sociedade era medido somente por meio de índices como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que são amplamente influenciados pelo desenvolvimento econômico e não medem a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população, partiu-se para uma análise além de indicadores econômicos.
Instrumento da sustentabilidade também foi explicado na palestra de Iloé, detalhando índice de progresso social – IPS; painel da sustentabilidade e pegada ecológica.
Em detalhe:
  • ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL tem como objetivo satisfazer a necessidade de medir o Progresso Social. A estrutura do índice global integra 54 indicadores sociais e ambientais em 12 componentes e três dimensões.

  • PAINEL DA SUSTENTABILIDADE avalia apenas a dimensão ambiental; reflete o desempenho do sistema em um painel de controle similar aos encontrados em veículos automotores.

  • PEGADA ECOLÓGICA é um instrumento que contabiliza os fluxos de matéria e energia que entram e saem de um sistema econômico, convertendo-os em área correspondente de terra ou água existentes na natureza para sustentar esse sistema (Van Bellen, 2006).

O evento foi realizado em parceria entre as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente, todas interessadas em dados para desenvolverem suas atividades.
Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...