Pular para o conteúdo principal

Governo Federal vai asfaltar estrada de Parauapebas à divisa com Marabá

Governo Federal vai liberar recursos para o asfaltamento de 22 quilômetros da estrada que vai de Parauapebas até a área do Contestado, em Marabá. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho durante visita à Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP), encerrada no domingo, 10.
O pedido de asfaltamento partiu do prefeito Darci Lermen, para impulsionar o escoamento da produção na região, o que vai gerar mais emprego e renda. “A agricultura e a pecuária são muito importantes para nós por se tratarem de uma nova matriz econômica, que temos que trabalhar”, defendeu ele.
Na mesma linha de raciocínio, Helder Barbalho assinalou que Parauapebas precisa cuidar do futuro sem projetar vínculo com a produção mineral diante dos estudos que apontam o fim da exploração de minério no município dentro de duas décadas. E o agronegócio está entre os setores que mais crescem no Brasil tanto que não foi atingido pela atual crise econômica.
“O Darci apresentou a proposta para o asfaltamento da estrada, e o Ministério da Integração vai garantir que o meio rural seja fortalecido porque precisamos construir alternativas econômicas para Parauapebas, que não pode mais ficar dependente do minério”, endossou Helder Barbalho.
Darci Lermen agradeceu ao ministro da Integração Nacional, a quem chamou de “embaixador de Parauapebas”, pelo empenho em garantir obras e serviços para o município mesmo que não sejam da pasta da Integração, como o projeto para implantação do curso de Medicina pelo campi da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Parauapebas.
Além de Darci Lermen, acompanharam o ministro na visita à FAP o vice-prefeito Sérgio Balduíno, secretários municipais, vereadores, o prefeito de Eldorado dos Carajás, Célio Boiadeiro, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), João Barreto.
PARCERIA FIRMA SUCESSO DA FAP
Foram quatro dias de muita diversão na FAP, sempre marcada e lembrada pelos shows de artistas locais e nacionais e pela cavalgada. Neste ano, a organização do evento começou a mudar o formato da feira, que passou a ser um local não apenas de lazer e realização de negócios, mas também de exibição da produção de pequenos e microempreendedores regionais e dos serviços realizados pela Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias.
Em estandes montados na FAP, o governo municipal mostrou um pouco do vem fazendo pelo desenvolvimento do município ao mesmo tempo em que ofereceu serviços à população, nas mais diversas áreas, como de saúde e urbanismo.
No domingo, foi a vez de ser realizada a FAP Cidadania, com envolvimento também do Judiciário, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores e outras instituições, que levaram uma série de serviços à população, como emissão de documentos e atendimento à saúde.
Helder BarbalhoDarci Lermen e demais autoridades percorreram quase toda a feira, conversaram com pequenos empreendedores e provaram produtos como o café feito da semente do açaí. O presidente do Siproduz, João Barreto, debitou à parceria com o poder público “o grande sucesso” da FAP e adiantou que, em 2018, a feira será ainda melhor.
Após percorrer todos os estandes e conversar com as pessoas, Darci Lermen avaliou que “alguns ajustes”precisam ser feitos ano que vem para o maior conforto da população, que precisou enfrentar o escaldante sol de domingo, para retirar documentos. “Essas coisas precisam ser revistas e alguns ajustes têm que ser feitos. Mas no geral a feira foi muito boa. Uma parceria que deu certo, e tenho certeza que todo mundo gostou”, disse o prefeito.
Reportagem: Hanny Amoras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...