Pular para o conteúdo principal

INSTITUIÇÕES PROMOVEM FAP CIDADANIA NESTE DOMINGO, 10

Prefeitura de Parauapebas aproveita a feira para atender a população nos mais diversos serviços
Após três dias de intensa movimentação, principalmente à noite, com shows lotados, a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) será encerrada amanhã, 10, com uma grande ação da prefeitura, Siproduz, Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil, Assembleia Legislativa e outras instituições: a FAP Cidadania.
A ação começará as 8 horas, o atendimento será por ordem de chegada e visa contemplar especialmente as pessoas de menor renda. O FAP Cidadania vai emitir declarações de nascido vivo e de óbito, certidão de casamento e declaração de união estável e irá corrigir registro de nascimento com erros de grafia. Também serão analisadas propostas de pensão alimentícia.
Mas atenção: para que as propostas sejam homologadas de imediato, na própria feira, os interessados precisam levar os seguintes documentos
Alimentos consensual ou litigioso:
  • Certidão de Nascimento ou RG dos filhos
  • Documentos de identificação dos pais
  • Endereço completo do pai ou mãe a serem requeridos
Comprovante de Divórcio e Dissolução de União Estável consensual
O casal deve comparecer junto e munido dos seguintes documentos:
  • Certidão de casamento ou declaração de União Estável
  • Certidões de nascimentos dos filhos, se houver
Comprovante de Retificação de registro
  • O documento a ser alterado e cópias de documentos que comprovem o erro na grafia (Registro Extemporâneo)
Declaração de nascido vivo ou óbito
  • Documentos dos pais
  • Comprovante de endereço
ESTANDE DA PREFEITURA
Independentemente da ação conjunta, quem for à feira neste domingo poderá também participar das diversas ações promovidas no estande da prefeitura. São serviços oferecidos à população desde o ínicio da FAP, com envolvimento de praticamente todas as secretarias.
No estande, o visitante conhecerá um pouco do trabalho que vem sendo realizado nos últimos nove meses pelo governo municipal e ter acesso aos serviços.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou alguns de seus profissionais para oferecer instruções e cuidados, como tipagem sanguínea, emissão do cartão SUS, aferição de pressão arterial, orientação nutricional e aplicação de vacinas. Na oportunidade, está sendo apresentada à população a Reabilitação em Rede da Pessoa com Deficiência, serviço que já é referência na região.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) mobilizou uma equipe para realizar serviços de protocolo, gerando assim ordens para limpeza pública, fiscalização e iluminação pública, por exemplo. Essa ordem de serviço, gerada pelo cidadão, é prioritária para a secretaria.
Já a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) conta com um time do Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) que oferece atendimentos referentes ao Refis, o Programa de Recuperação Fiscal, uma oportunidade única para quem quer negociar ou quitar dívidas com o ISS, IPTU e taxas. Tudo com redução de juros e multas. Dívidas que podem ser parceladas em até 60 meses.
Um grupo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) oferta serviços do Banco do Povo, com a possibilidade de empréstimos e demais formas de incentivo ao pequeno empreendedor da cidade. Quem tiver interesse, pode consultar a forma para abertura de crédito no banco.
Isso, ao mesmo tempo em que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está realizando orientações do Cadastro Único para que as famílias registradas possam ter acesso aos programas sociais do governo.
Como sempre, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), garante segurança no trânsito, enquanto a Guarda Municipal faz rondas na área interna do parque de exposições. Dentro do estande, a equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) traz atividades educativas infantis e para o público em geral.
A Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) conta com um local especial na FAP. Afinal, a Sempror e a feira têm como público-alvo o homem do campo. Em uma área correspondente a um quarteirão, foi montado um espaço para receber produtores rurais. Nesse local, estão sendo comercializados produtos artesanais e alimentos, como peixes, açaí e café. Tudo produzido na zona rural de Parauapebas.
Secretarias de Habitação (Sehab), da Mulher (Semmu), de Meio Ambiente (Semma) e de Esporte e Lazer (Semel), Coordenadoria da Juventude (CMJ), Departamento de Turismo (Detur) e muito mais também trabalham na FAP para o bom atendimento à população.
Para quem ainda não foi à feira, eis uma boa opção neste domingo não só para se divertir, mas também para resolver situações do dia a dia num só lugar.
O encerramento será prestigiado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que estará na FAP com o prefeito Darci Lermen e toda sua equipe de governo.
Texto: Hanny Amoras e Anderson Linhares 
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...