Pular para o conteúdo principal

20 MIL EMPREGOS NO PARÁ: Mineração pode mudar realidade de comunidades carentes

Enquanto uma parte do Brasil insiste em demonizar a mineração, mesmo dependente inevitavelmente dela para sobreviver, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) reconhece: a indústria mineral tem uma oportunidade sem precedentes de mobilizar recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros para promover o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Pnud é braço da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das entidades de maior prestígio do país nas ações qualificadas que visam a combater a pobreza e a desigualdade, fortalecer a governança democrática, o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e sustentável. Ele, também, assina o famoso Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), indicador de referência para mensurar qualidade de vida no país.
No meio do fogo cruzado da ofensiva que uma parte da imprensa brasileira tenta promover, colocando a sociedade brasileira contra o setor mineral, o Pnud lançou na semana passada o documento “Atlas: Mapeando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Mineração”, que traz contribuições de iniciativas brasileiras e destaca a atuação do setor na Agenda 2030, com informações sobre como as atividades de mineração podem contribuir para cada um dos ODS — 17 objetivos, ao todo.
Embora, como em toda atividade econômica, tenha seus dilemas e seus pontos negativos, o Pnud destaca que, nas últimas décadas, a indústria mineral “fez avanços significativos na melhoria do modo de geração dos impactos ambientais e sociais, na proteção da saúde dos seus trabalhadores, no alcance da eficiência energética, no respeito e apoio aos direitos humanos, em proporcionar oportunidades de emprego decente e promover o desenvolvimento econômico”. Ainda de acordo com o órgão, “muitos dos minerais produzidos pela indústria de mineração também são peças essenciais para tecnologias, infraestrutura, energia e agricultura”.
O Atlas destaca que a formação de parcerias entre setor privado, sociedade civil e governos pode estimular a mineração, criando empregos, estimulando a inovação, com investimentos em infraestrutura e mudanças de longo prazo. Mostra ainda a importância do setor de mineração para a sociedade, considerando-se que é possível fazer a mineração de forma sustentável e articulada.
PESO DA MINERAÇÃO NA ECONOMIA
No Brasil, a indústria mineral é responsável por 193.500 empregos diretos e 696.600 no resto da cadeia (sem contar os indiretos), além de responder por 4% do Produto Interno Bruto (PIB). O país possui cerca de 8.400 minas ativas e 9 mil mineradoras.
No Pará, são 20 mil trabalhadores da indústria extrativa mineral, sendo que 13 mil deles estão concentrados em projetos de ferro, cobre, níquel e manganês na província mineral de Carajás, que tornou o Brasil referência no setor internacionalmente. A indústria mineral — da qual fazem partes engenheiros de minas, geólogos, engenheiros ambientais, engenheiros de segurança, técnicos em mineração, entre outros profissionais ― é, disparado, a principal fonte econômica do Pará.
Práticas irresponsáveis de algumas empresas não podem ser usadas como justificativa para macular todo o setor, que é imprescindível à sustentação das comodidades da vida moderna.
Para baixar o Atlas do Pnud, clique aqui: http://www.br.undp.org/…/publicaco…/atlas-mineracao-ods.pdf….
Com informações da Associação Paraense de Engenheiros de Minas – Assopem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...