Pular para o conteúdo principal

FEIRA AMAZÔNICA MOVIMENTA SHOPPING COM DESFILE DE MODA

Oito belas modelos atraíram atenção no Partage Shopping na noite de quarta-feira, 19, ao apresentarem a Moda Praia com trajes, bolsas, sandálias e acessórios idealizados por artesãs de Parauapebas. O desfile fez parte da programação da Feira Amazônica Arte e Cultura, que tem apoio da Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden).
A Feira Amazônica começou no último dia 15 e vai até o dia 25 deste mês, sempre das 10 às 20 horas. Ali, a população pode encontrar uma variedade de trabalhos produzidos pelos grupos Mulheres de Barro, Mãos que Criam, Cooperativa dos Produtores de Gemas (Coopergemas) e Polo Moveleiro.
Os trabalhos são bem criativos, feitos com capricho e diferenciados. À noite, os grupos de dança folclórica Retumbá e Raízes se apresentam para animar o público com danças e músicas bem paraenses. Aliás, o grande objetivo da feira é mostrar que as raízes de Parauapebas também são bem amazônicas.
“Eu estou maravilhado com essa exposição. O que está sendo exposto aqui não deixa nada a desejar para qualquer capital. E precisamos disso: divulgar a nossa cultura local”, defendeu o secretário de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz, na abertura da Feira Amazônica, na sexta-feira, 15.
Os artesãos agradeceram o apoio da prefeitura e do shopping e reconheceram o trabalho que vem sendo feito para difundir o que é produzido dentro de Parauapebas. “Esperamos que todos que passem aqui (no shopping) possam ver a capacidade de cada artesão do município. Eu só tenho a agradecer por tudo isso”, disse Herivelto dos Santos, do Polo Moveleiro.
Há seis meses em Parauapebas, o superintendente do Partage, Antônio Carlos Maziviero, revelou estar surpreso com a produção de Parauapebas. Primeiro, foi a exposição do Polo Moveleiro. E agora, a Feira Amazônica, que reúne cerca de 50 artesãos. “É tão bacana, tão bonito de se ver que nem quero deixar sair do shopping. E é bonito não só pela qualidade, mas pela força de trabalho”, elogiou ele, para arrematar: “Sabemos que esse trabalho gera renda, dignidade, cidadania e orgulho de ser desta cidade”.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Piedade Ferreira 
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...