Pular para o conteúdo principal

BOLSA FAMÍLIA: SAÚDE ATINGE RESULTADO INÉDITO EM PARAUAPEBAS

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Coordenação da Saúde Alimentar e Nutricional, conseguiu atingir resultado inédito de 63,9% de cobertura do Programa Bolsa Família (PBF). O feito aconteceu durante a primeira vigência de 2017, realizada entre os meses de janeiro e junho deste ano.

Segundo dados obtidos no portal do PBF, no ano de 2010 a média de acompanhamento das condicionalidades da saúde foi de 32,13%, havendo um acréscimo, em relação ao ano de 2011, de 45,12%. Entretanto, no ano seguinte, 2012, ocorreu uma queda significativa para 29,64%, aumentando novamente em 2013 para 46,59% e regredindo no último ano, com 37,69%. Nos últimos anos, a média de acompanhamento nunca chegou ao mínimo de 50%.

De acordo com Ana Paula Medeiros Chiossi Ávila, coordenadora de Saúde Alimentar e Nutricional, o percentual das condicionalidades da saúde na segunda vigência de 2016 estava em 19,78%, o que deixou o município prestes a perder o recurso financeiro, uma vez que o patamar mínimo é de 30%.

“Após o mutirão realizado em 18 de março deste ano, permitido pela prorrogação do Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social, conseguimos obter mais 11,92%, totalizando 32,70% de cobertura, ou seja, em pouquíssimo tempo evitou-se que o município perdesse o recurso financeiro utilizado para as ações da primeira vigência de 2017”, informou.

Ainda de acordo com a coordenadora, para atender as famílias beneficiárias durante a primeira vigência deste ano “foram realizados dois mutirões, atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e visitas às aldeias indígenas, localizadas em Parauapebas, com acesso pelo município de Água Azul do Norte. Desse modo, a cobertura alcançou 63,9%, percentual histórico que nunca foi alcançado anteriormente”, ressaltou.

A coordenação de Saúde Alimentar e Nutricional dispõe atualmente de uma responsável técnica (nutricionista) para esse programa. Maria Luiza Leão Cavalcante "faz parte do Comitê Gestor Bolsa Família na Saúde, conforme prevê o Artigo 2 da Portaria Interministerial, Nº 2.509, de 18 de novembro de 2004. Uma grande conquista para a nutrição, que dessa maneira conseguiu dar retorno positivo em troca da confiança que depositada”, finalizou Ana Paula.

Saiba mais sobre o Programa Bolsa Família (PBF)

O Programa Bolsa Família (PBF) é destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita mensal de até R$ 170, para garantir às mesmas o direito aos serviços sociais básicos além de promover o acesso à saúde, educação e assistência social. O programa é gerido sob a responsabilidade do Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem como gerente financeiro a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), que transfere o valor de forma direta do Fundo Nacional de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social.

O programa visa melhorar condições de vida, saúde e educação das famílias. Mas para implementá-lo, tanto o município como as famílias beneficiárias devem assumir compromissos, chamados de condicionalidades, contrapartidas sociais que devem ser ofertadas pelo mu¬nicípio e realizadas por todas as famílias do programa. O descumprimento das condi¬cionalidades gera suspensão ou até mesmo cancelamento do benefício para as famílias.
O público alvo do PBF são crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, que devem comparecer aos locais de pesagem munidos de documento de identidade, cartão do Bolsa Família e carteira de vacinação.


Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...