Pular para o conteúdo principal

Pré-conferência de Assistência Social fala sobre Trabalho Infantil

A luta contra o trabalho infantil teve um passo importante no último dia 15. Representantes da Prefeitura Municipal, do Conselho Tutelar, da Promotoria do Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar entre outros, apontaram diretrizes sobre o fluxo de atendimento e acompanharam a apresentação da campanha deste ano que leva como tema a “hashtag” #ChegadeTrabalhoInfantil.
No encontro foram firmados compromissos e pactuados procedimentos no caso de identificação do trabalho infantil. Para o secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro, toda ação que tenha como objetivo garantir direitos adquiridos tem que ser aplaudida e apoiada. “Precisamos sim lutar dia a dia para fazer com que nossas crianças tenham seus direitos respeitados e que aproveitem a infância para estudar, brincar e ser criança”, destacou o gestor.
Mesmo com a aplicação de políticas de proteção, em Parauapebas, segundo dados do IBGE, mais de 1000 crianças e adolescentes sofrem este tipo de violência. Conforme André Rocha, que integra a equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), é necessário uma maior conscientização.  “O trabalho infantil ainda é uma triste realidade no município. Diferente de outras formas de violência, o trabalho infantil não é visto como uma violação de direitos da criança e do adolescente. Acredito que esse seja um dos maiores desafios dessa equipe”.
A coordenação do PETI destacou que ações como esta, além de seminários e campanhas de conscientização acontecerão durante todo o ano.
Texto: Antonio Fernandes
Foto: Jhonathan Felipe


Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...