Pular para o conteúdo principal

Após ter sido abandonado, Projeto Pipa é reinaugurado e volta a atender crianças a adolescentes

Criado em 1989, com o nome Projeto Barriga Cheia, foi transformado em 2005 em Centro de Educação da Criança e Adolescente; porém, em 2006, primeiro mandato do prefeito Darci Lermen, foi transformado em Projeto Pipa, quando chegou a atender em média 700 crianças.
Em 2013, quando Darci já havia concluído seus dois mandatos consecutivos, mudou-se a nomenclatura para CRIAR. Porém, em 2015, o projeto teve suas atividades interrompidas.
Assim, neste dia 22 de março, as atividades foram retomadas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PIPA), que estava abandonado pela gestão anterior, porém, passou por uma grande reforma e readequações. O evento de reinauguração e reativação contou com a participação de diversas autoridades dos poderes executivo e legislativo, além de representantes de entidades voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes.
Sendo um conjunto de ações que materializam o serviço social com famílias realizado em grupo de acordo com seu ciclo de vida, o Projeto Pipa busca prevenir as situações de risco social e, além disso, fortalece as relações familiares e comunitárias promovendo a integração e a troca de experiências entre os familiares participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Inicialmente serão atendidas no Projeto Pipa cerca de 250 crianças e adolescentes referenciadas pelo CRAS dos Minérios, com oferta de atividades socioeducativas e oficinas de karatê, futebol, danças regionais, xadrez, hip-hop, jiu-jitsu, além da breve inserção de oficinas de informática, bordado e crochê, corte e costura, desenho e pintura.
O ato de reinauguração se deu em um evento recheado de apresentações musicais apresentadas por coral de crianças assistidas pelo PIPA, além da apresentação de ex-alunos assistidos pelo projeto e a execução de música feita pela Banda da Guarda Municipal.
O prefeito Darci Lemen fez um discurso contundente, destacando a importância na formação de crianças e jovens do município. “Esse é um sonho realizado. O PIPA busca formar cidadãos prevenindo nossas crianças e adolescentes de envolvimento com situações de risco social. É um local onde a comunidade poderá desfrutar dos serviços promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, afirmou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...