Pular para o conteúdo principal

Após ter sido abandonado, Projeto Pipa é reinaugurado e volta a atender crianças a adolescentes

Criado em 1989, com o nome Projeto Barriga Cheia, foi transformado em 2005 em Centro de Educação da Criança e Adolescente; porém, em 2006, primeiro mandato do prefeito Darci Lermen, foi transformado em Projeto Pipa, quando chegou a atender em média 700 crianças.
Em 2013, quando Darci já havia concluído seus dois mandatos consecutivos, mudou-se a nomenclatura para CRIAR. Porém, em 2015, o projeto teve suas atividades interrompidas.
Assim, neste dia 22 de março, as atividades foram retomadas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PIPA), que estava abandonado pela gestão anterior, porém, passou por uma grande reforma e readequações. O evento de reinauguração e reativação contou com a participação de diversas autoridades dos poderes executivo e legislativo, além de representantes de entidades voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes.
Sendo um conjunto de ações que materializam o serviço social com famílias realizado em grupo de acordo com seu ciclo de vida, o Projeto Pipa busca prevenir as situações de risco social e, além disso, fortalece as relações familiares e comunitárias promovendo a integração e a troca de experiências entre os familiares participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Inicialmente serão atendidas no Projeto Pipa cerca de 250 crianças e adolescentes referenciadas pelo CRAS dos Minérios, com oferta de atividades socioeducativas e oficinas de karatê, futebol, danças regionais, xadrez, hip-hop, jiu-jitsu, além da breve inserção de oficinas de informática, bordado e crochê, corte e costura, desenho e pintura.
O ato de reinauguração se deu em um evento recheado de apresentações musicais apresentadas por coral de crianças assistidas pelo PIPA, além da apresentação de ex-alunos assistidos pelo projeto e a execução de música feita pela Banda da Guarda Municipal.
O prefeito Darci Lemen fez um discurso contundente, destacando a importância na formação de crianças e jovens do município. “Esse é um sonho realizado. O PIPA busca formar cidadãos prevenindo nossas crianças e adolescentes de envolvimento com situações de risco social. É um local onde a comunidade poderá desfrutar dos serviços promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”, afirmou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...