Chegar aos 40 anos é um momento marcante: nesse momento, muitas pessoas alcançam a maturidade e a estabilidade que sempre buscaram. Porém, esta também é uma fase de muitas mudanças físicas que merecem atenção e cuidados.
As mulheres, por exemplo, entram na menopausa e precisam lidar com pele ressacada, metabolismo lento, ondas de calor e outros desconfortos. Com isso, é importante seguir algumas dicas infalíveis para conseguir manter uma vida saudável após essa idade e continuar levando uma rotina agradável.
Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e se prepare para segui-las à risca.
1. Mantenha uma alimentação nutritiva
Ainda que esta dica seja válida para qualquer idade, após os 40 anos o corpo precisa lidar com uma perda maior de nutrientes. Por isso, é muito importante acrescentar alguns itens a mais na alimentação para que o organismo retenha mais benefícios e você tenha uma vida saudável.
Invista em alimentos que possuem propriedades antioxidantes, como a aveia, a cereja e as amêndoas. Esses ingredientes também ajudam a combater o colesterol ruim e podem ser consumidos diariamente.
2. Pratique exercícios físicos para uma vida saudável
Ao passar dos 40 anos de idade, é normal sentir uma queda na disposição. Mas não é indicado se deixar levar por ela. Portanto, não deixe de manter um ritmo linear de atividades físicas. As mais indicadas para a faixa etária são caminhadas, pedaladas e exercícios na academia indicados por um profissional da área.
É interessante ressaltar que o hábito ajuda a acelerar o metabolismo e evita diversas doenças. As doenças cardiovasculares são exemplos de problemas que dificilmente se manifestarão se você tiver uma vida saudávelmovida a exercícios físicos. E se você tem dificuldades em se exercitar sozinho, convide amigos ou seu parceiro para que a companhia deixe o costume mais leve.
3. Faça exames e consultas de rotina
Para acompanhar as mudanças do corpo e receber novas orientações sobre como ter uma vida saudável, faça sempre exames de rotina. Alguns especialistas precisam ser consultados frequentemente nessa idade, como o ginecologista, o mastologista, o proctologista e o cardiologista.
Depois dos 40, é inevitável lidar com a fragilidade do corpo e por esse motivo não se pode ter nenhum momento de descuido. Ao identificar qualquer anormalidade em seu organismo, procure ajuda médica. Além disso, se você precisa tomar medicação, respeite os horários e quantidades para um tratamento adequado e eficiente.
4. Procure ter boas noites de sono
A má qualidade de sono afeta a vida de muitas pessoas após os 40 anos, especialmente mulheres. Dormir mal pode estar relacionado à diversos problemas sérios que se manifestam de forma mais forte nessa faixa etária, como diabetes, obesidade e até mesmo depressão.
O tempo ideal de sono entre os 40 e os 59 anos é de sete a nove horas por noite. Sendo assim, se você sente dificuldade para dormir e acorda sentindo muito cansaço, é hora de consultar um médico para saber se há alguma questão mais séria que impeça uma vida saudável.
E você? Tem mais alguma boa dica para ajudar outras pessoas a melhorarem sua qualidade de vida? Deixe um comentário abaixo e contribua com sua experiência!
Fonte: herborisa.com.br
Comentários
Postar um comentário