Pular para o conteúdo principal

Grupo de trabalho vistoria barragens da Mina do Sossego

“As equipes avaliaram as condições das barragens em relação ao que foi apresentado no licenciamento. É o que a gente chama de monitoramento pós-licenciamento. Essa é uma barragem muito grande, considerada a maior do Estado. Nós coletamos informações importantes durante a vistoria”, informou nesta quarta-feira (13), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, após a primeira vistoria técnica nas barragens da Mina do Sossego, em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. Os trabalhos em Canaã continuam nesta quinta-feira (14). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também já avalia a estrutura de lagoas de rejeitos em Juruti, na região oeste.

Além da Semas, a Defesa Civil Estadual participa da ação preventiva, com o coordenador adjunto, tenente-coronel Jayme Benjó, que integra o Grupo de Trabalho de Segurança em Barragens criado pelo Governo do Estado.
Nesta quarta-feira, em Canaã dos Carajás, as equipes avaliaram não apenas a barragem, de quase 42 metros de altura e com capacidade para concentrar 108 milhões de metros cúbicos (m³). Técnicos da Semas também vistoriaram as estruturas de contenção de fino (diferentes diques) do empreendimento, que explora concentrado de cobre.
Para a Defesa Civil Estadual, a viabilidade técnica do Plano Emergencial é um dos principais pontos a serem inspecionados. “Nós vamos avaliar a proposta do Plano Emergencial. Vamos interagir com os gestores do município para saber se ali existe uma Defesa Civil Municipal atuante. A ideia é saber se a população vai saber o que fazer em caso de rota de fuga”, ressaltouJayme Benjó.
Estruturas – Além da inspeção realizada nas barragens da Mina do Sossego, outra equipe da Semas iniciou nesta quarta-feira vistoria nas seis lagoas de rejeitos localizadas em Juruti, município onde há extração de bauxita. Uma força-tarefa foi montada para avaliar as estruturas de contenção de rejeitos de mineração no Estado.
“Cinco grupos foram criados para realizar as vistorias nas regiões Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas, Paragominas e Barcarena. As equipes são multidisciplinares. Os integrantes são geólogos, biólogos, engenheiros ambientais, entre outros. No total, serão vistoriadas 56 estruturas até 5 de abril”, informou Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
As próximas estruturas de contenção de rejeitos que devem ser vistoriadas ficam em Paragominas, no sudeste paraense. Os resultados das avaliações técnicas nas barragens ainda serão apresentados ao Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...