Pular para o conteúdo principal

Fechado há mais de um ano, prédio da Defensoria da Mulher será reformado



Fechado há mais de um ano, o prédio da Defensoria da Mulher, no bairro Jardim Canadá, vai passar por reformas a partir desta segunda-feira, 13. O contrato foi assinado na quinta, 9, pela secretária municipal de Obras, Silvana Faria, com a Construtora Miranda, uma empresa local que se comprometeu a entregar as obras no prazo de 60 dias. O custo é de R$ 85,1 mil.
“Mas a entrega pode acontecer antes. Esta era uma casa que só dependia de uma reforma para funcionar e, infelizmente, não houve prioridade”, diz Silvana Faria, que visitou o prédio ao lado da secretária municipal da Mulher (Semmu), Ângela Pereira, do vereador Luiz Castilho (Pros) e do engenheiro responsável pelas obras João Miranda.
Inaugurada em 17 de setembro de 2009, a Defensoria da Mulher é responsável pelo atendimento de mulheres vítimas da violência, que precisam de orientação e assessoria jurídica. Atualmente, cerca de 500 processos estão sendo revistos pelos advogados, tanto os casos que se referem a agressões contra mulheres quanto os que tratam do não pagamento de pensão alimentícia.
Sem receber manutenção, o prédio começou a apresentar uma série de problemas: as infiltrações estão por todos os lados, há sérios vazamentos, as instalações elétricas e hidrossanitárias estão danificadas, o piso de cerâmica está cedendo e o telhado está cheio de goteiras. “O local está totalmente insalubre”, constata o engenheiro João Miranda, para informar que as obras irão gerar dez empregos diretos e outros dez, indiretos.
O prédio da Defensoria é o primeiro a ser reformado pela atual administração de Parauapebas. Silvana Faria e Ângela Pereira ressaltam que isso se deve ao compromisso do prefeito Darci Lermen às causas das mulheres, especialmente no que se trata ao combate da violência, que vitimiza diariamente milhares de mulheres por todo o País.
E o combate à violência não pode esperar, havendo necessidade de oferecer um local onde as vítimas se sintam protegidas e bem atendidas. “As prioridades do nosso gestor são muitas. Ele se preocupa com tudo, mas neste momento se dirige à mulher de Parauapebas”, diz Silvana Faria. “Nossa gestão já entra com este foco, com este compromisso com a mulherada, que só tem a ganhar. E quando a defensoria for reinaugurada, as mulheres vão voltar pra cá muito mais felizes com o atendimento”, arremata Ângela Pereira.
A secretária da Mulher esclarece que, mesmo com as obras, o atendimento da Defensoria não vai parar. A partir desta segunda-feira, vai funcionar no Centro de Atendimento à Mulher, na rua Rio Dourado, 63, bairro Beira Rio, sempre das 8 às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...