Pular para o conteúdo principal

26 empresas têm interesse em se instalar no Distrito Industrial de Parauapebas


Ainda neste semestre, o Distrito Industrial de Parauapebas (DIP) vai começar a receber toda infraestrutura necessária para o seu pleno funcionamento, o que vai atrair para o município dezenas de empresas. É mais emprego e renda para Parauapebas, com a prefeitura agora mirando novas matrizes econômicas para que o município decrete sua independência do setor mineral.
Atualmente, sete empresas de médio e grande porte estão instaladas no DIP – entre as quais uma é multinacional – e outras duas estão se instalando, assim como uma empresa de terraplenagem. Todas estão ali porque apostam no potencial do município e que, para funcionar, compraram geradores de energia que custam mais de R$ 100 mil e perfuraram poços artesianos.
Outras 26 empresas têm interesse em se instalar no distrito. Um número expressivo para que Parauapebas comece a andar com as próprias pernas. “A industrialização se faz necessária porque não podemos ficar dependendo de uma única matriz econômica”, reforça o coordenador do DIP, João Maciel.
Justamente por isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) deu início à legalização do DIP enquanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaep) já começou a providenciar o que é necessário para o fornecimento de água para o distrito e tratamento de esgoto. Procuradas pela Seden, aCelpa e uma provedora de internet também se disponibilizaram a levar seus serviços para a área.
Essas e outras providências para o DIP foram anunciadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz, e por João Maciel em reunião realizada na segunda-feira, 13, com um grupo de empresários e que contou com presença de representantes do Saaep, Celpa e Internet.
Alavancar o DIP será prioridade da Seden, assegurou Isaías de Queiroz, que orientou as empresas interessadas em se instalar no distrito a procurar a secretaria, para renovar e atualizar o cadastro. “Se você estiver com a documentação toda legalizada, qualquer banco vai querer financiar a sua empresa”, observou o secretário, para arrematar: “Isso daqui, em dois ou três anos, estará completamente diferente”.
Na reunião, Adones Cotrim, consultor de Grandes Clientes da Celpa, foi bastante cobrado por alguns empresários, que responsabilizaram a concessionária de desinteresse em atender o DIP. “A Celpa está disposta a fazer o que for necessário, mas nós não podemos trabalhar com especulação. Precisamos que as indústrias comecem a nos procurar, para sabermos das suas necessidades”, explicou Cotrim.
O consultor afirmou que a Celpa tem “energia disponível sobrando” para atender Parauapebas, mas para que o serviço seja instalado no DIP é preciso que a concessionária tenha todas as informações para se planejar, como a quantidade, tamanho e capacidade das empresas que serão instaladas no distrito, para, a partir daí, mensurar o volume de carga de energia para a região. “O que for de responsabilidade da concessionária, nós vamos arcar”, assegurou Cotrim.
O coordenador do DIP, João Maciel, estima que, em quatro anos, o distrito já estará com 15 empresas em pleno funcionamento. Com uma área de 40 alqueires, no Km 24 da PA-160, o DIP está localizado num ponto estratégico para qualquer bom empreendedor: entre as minas de ferro, de Parauapebas, e as de cobre, de Canaã dos Carajás.
Presente na reunião, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), Humberto de Araújo Costa, reconheceu que o desafio “é grande”, mas que será vencido diante da disposição do governo municipal em enfrentá-lo.
Para Humberto Costa, a economia brasileira começa a dar sinais de que está saindo da recessão que levou muitas empresas a fecharem as portas. E a Acip, afirmou o empresário, se coloca à disposição do poder público para alavancar o distrito industrial antes que as empresas, decididas a investir em Parauapebas, mudem de ideia e escolham Marabá ou Canaã dos Carajás, como já ocorreu.
“Essa reunião e a pretensão do poder público, da Seden, é fantástica. Eu parabenizo o governo e a Acip se coloca à disposição para colaborar e fomentar o distrito industrial”, disse Humberto Costa.
Reportagem: Hanny Amoras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...