Pular para o conteúdo principal

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITURA DE PARAUAPEBAS RECURSOS DO PRECATÓRIO DO FUNDEF FORAM APLICADOS 100% NA EDUCAÇÃO


Procuradoria Geral do Município ainda não foi intimada, mas assegura que prefeitura cumpriu todas as decisões dos tribunais de contas e STF

A Prefeitura de Parauapebas vem a público informar que a Procuradoria Geral do Município (PGM) não foi intimada de qualquer decisão relativa ao bloqueio das verbas relacionadas ao precatório do Fundef, depositadas nos cofres públicos municipais por ação judicial de autoria do município no ano 2006, ou seja, que tramita há mais de uma década na Justiça Federal (Processo nº 2006.39.01.000393-5). Tal ação ainda tramita no intuito de buscar o saldo remanescente pertencente ao município e que ainda se encontra nos cofres da União.

Sobre as informações divulgadas nos veículos de comunicação e redes sociais sobre possível bloqueio de 60% da verba oriunda do precatório do Fundef, em ação ajuizada pelo Sintepp na Justiça Estadual, a Prefeitura de Parauapebas informa que tão logo seja intimada da decisão e tenha acesso ao conteúdo da ação proposta pelo sindicato virá a público prestar maiores esclarecimentos.

Contudo, é possível informar que o bloqueio de 60% dos valores do precatório do Fundef, que ingressaram nos cofres do município, já havia sido objeto de manifestação pelo Sintepp perante o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e este aceitou, ainda em 2017, o pedido do sindicato e determinou o bloqueio dos mesmos 60%. Mas, ainda em dezembro do ano passado, o TCM suspendeu a decisão cautelar e liberou o recurso após pedido feito pelo município de Parauapebas, por meio da PGM, permitindo que o recurso fosse aplicado.

O Sintepp também tratou sobre o bloqueio perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em audiência realizada em Belém em 27 de outubro de 2017, nos autos da “ação declaratória de ilegalidade de greve” ajuizada pela PGM (Processo nº 0801225-65.2017.8.14.0000), quando foi concedida a liminar pleiteada pelo município para suspender a greve.

Na data da audiência, conduzida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, os 60% do precatório já estavam bloqueados pela cautelar do TCM-PA e ficou acordado entre as partes - município e Sintepp - que esse percentual do precatório permaneceria bloqueado até decisão do próprio TCM ou decisão judicial transitada em julgado, o que ocorresse primeiro. E, como já foi mencionado acima, o TCM-PA, em dezembro de 2017, promoveu o desbloqueio dos 60% após recurso protocolado pela Procuradoria Geral do Município, permitindo a aplicação do percentual desbloqueado para pagamento de pessoal da educação.

Sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público, entre o município e o Sintepp, a prefeitura esclarece que o mesmo possuía uma cláusula condicionante: para o mesmo surtir efeito, a categoria deveria cessar a greve de imediato. Porém, em assembleia realizada na mesma data da reunião no Ministério Público, a categoria decidiu por manter a greve, tornando sem efeito as propostas de acor…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO DAS ATIVIDADES DA SEMOB 11-12-2019

Assentamento de meio fio na rua 12 , bairro , Betânia Escavação de vala para assentamento de tubos DN 800mm  na rua domingos Cardoso casa popular l Tropical I : Assentamento de Rede de Drenagem DN 1000 Rua B7 Empresa: Geotop Rua: F6 Bairro: Jardim Ipiranga  Atividade: assentamento de tubos Serviço de construção de rede de drenagem com recomposição  asfáltica no bairro dos minérios. Execução de PV e BL. Tropical I: Construção de PV Rua B7 com AV.Castanheira Construção da ponte da Av.Kennedy : execução de estaca raiz... Construção da ponte da Av.Kennedy Equipe Zona Rural Palamares II Concretagem de berço p/ drenagem profunda com manilhas de  800 mm na Rua Domingos Cardoso - Popular I

“PREFEITURA E COMUNIDADE” CHEGA À VILA PAULO FONTELES

Os moradores da Vila Paulo Fonteles, na zona rural do município, receberam no último sábado, 26, a caravana do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC), que levou para o local o programa “Prefeitura e Comunidade”. Tudo começou com um café da manhã seguido de um bom alongamento com a professora Dayane da Conceição, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Vários serviços e atendimentos foram ofertados como emissão de Carteira de Identidade, Id Jovem, Procon, cuidados com a beleza, CadÚnico, consultas médicas e entrega de medicamentos. Dona Cassilda Ferreira Santiago aprovou a iniciativa do DRC. ”Estou gostando muito. Em todo lugar que eu chego estou sendo bem atendida. Os atendimentos são muito bons!” afirmou. O “Prefeitura e Comunidade” conta com a parceria de outras secretarias municipais: da Mulher (Semmu), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) e ainda da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) e Serviço de Atendimento ao Cidadão ...