Pular para o conteúdo principal

TJE-PA RECEBE PEDIDO PARA ELEVAÇÃO DA COMARCA DE PARAUAPEBAS

Prefeito Darci Lermen passa segunda-feira em Belém, onde também participou de debate sobre Cfem
A Prefeitura e a Câmara Municipal de Parauapebas e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), protocolaram pedido ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA) para que a Comarca de Parauapebas seja elevada para terceira entrância a fim de melhorar a prestação dos serviços jurisdicionais no município.
O pedido foi feito na manhã desta segunda-feira, 16, em Belém, em audiência pública com o presidente do TJE, desembargador Ricardo Nunes, e da qual participaram o prefeito Darci Lermen; o vereador Rafael Ribeiro (PMDB), representando a Câmara; o presidente e o vice-presidente da OAB, no Pará, respectivamente Alberto Campos e Jader Kawage; o procurador geral de Parauapebas, Cláudio Moraes; a procuradora geral da Câmara Municipal de Parauapebas, Jeanny Frateschi; e a consultora jurídica da PMP, Amanda Saldanha.
Para Darci Lermen, não mais se justifica que a Comarca de Parauapebas continue como de segunda entrância tendo em vista que, no Pará, o município é o 2º em arrecadação de custas judiciais e ainda tem o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Somam-se a isso a elevação do número de habitantes.
Tal situação de Parauapebas torna incompatível o número de Varas e de magistrados para atender proporcionalmente as demandas da população, que consequentemente sofre com esta carência do judiciário. Pará, Amazonas e Pernambuco são os únicos Estados brasileiros a manter exclusivamente as capitais como de 3ª entrância.
ALEPA DEBATE COMPENSAÇÃO MINERÁRIA
Ainda em Belém, Darci Lermen participou da sessão especial na Assembleia Legislativa (Alepa) sobre as três medidas provisórias, em tramitação no Congresso Nacional, que alteram a lei da mineração no Brasil. Entre as MPs, a de nº 789/17, que aumenta de 2% para 4% a alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem)
Em 27 de setembro passado, Darci Lermen participou, em Brasília, de audiência pública sobre o Cfem, que reuniu os Estados mineradores do País. Foram unânimes em afirmar que o aumento da alíquota corrige uma injustiça praticada há mais de 30 anos contra os municípios que têm suas riquezas exploradas, especialmente do Pará e Minas Gerais.
As medidas provisórias precisam ser votadas até o início de 2018 do contrário serão arquivadas. Além da MP 789, estão em discussão a MP 790/17, que alterou o Decreto-Lei nº 227/67 (Código de Minas) e a MP nº 791/17, que transforma o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) - autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia – em Agência Nacional de Mineração.

Texto: Hanny Amoras
Assessoria de Comunicação - Ascom | PMP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...