Pular para o conteúdo principal

Mais de 400 quilômetros de estradas são recuperados na zona rural

Dando prosseguimento à recuperação das estradas vicinais na zona rural do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), executa serviços de limpeza, recuperação das estradas e reabertura de vias que se encontravam com a vegetação avançada nas vilas SançãoValentim Serra e na área do eixo Itacaiúnas e Beiradão.
De acordo com os moradores, essas localidades passaram cinco anos sem receber qualquer tipo de manutenção, fazendo com que a vegetação crescesse e algumas vicinais deixassem de existir, dificultando o acesso.
“Ficamos cinco anos sem receber melhorias das estradas. Uma estrada boa é tudo pra nós porque dependemos dela para trabalhar e chegarmos mais cedo em casa. Agora está ficando muito bom o trabalho da prefeitura”, avalia a moradora do Beiradão, Betânia Nascimento.
Para colocar a manutenção dessas estradas em dia, a prefeitura utiliza maquinários como trator de esteira, pá carregadeira para a remoção de terras e entulhos, retroescavadeira para desobstrução de bueiros e reconstruções de pontilhões, caminhões para o transporte de cascalho e motoniveladora para, após a reabertura das vias, promover o nivelamento no terreno.
Segundo a Semob, em toda a zona rural mais de 400 quilômetros de estradas já foram recuperados, inclusive em áreas indígenas. O serviço que iniciou em janeiro atenderá todas as áreas.
“Estávamos sofrendo muito com as péssimas condições das estradas, mas graças a Deus está bem melhor. Espero que continue assim. Antes eu levava uma hora para chegar até a cidade, agora consigo chegar em 30 minutos”, relata o morador Fábio Nascimento da Vila Valentim Serra, que precisa vender seu produto no centro comercial de Parauapebas.
A Semob também colocou manilha em caráter emergencial no acesso da Vila Sanção ao Beiradão, para substituir uma ponte de madeira que estava deteriorada. Contudo, será preciso recuperar a ponte já que o paliativo atende apenas nesse período de seca, uma vez que o volume do rio é gigantesco no período chuvoso, serviço que aguarda a finalização do processo licitatório para a construção das pontes de concreto.
“Com a manutenção periódica nas estradas, esperamos para os próximos anos a redução nos custos, mantendo as mesmas sempre em boas condições, garantindo aos produtores da região acesso e escoamento seguro para seus produtos. Nosso objetivo é atender toda a zona rural, pois sabemos a importância dessas estradas”, diz a secretária de Obras, Silvana Faria.
Reportagem: Liliane Diniz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana reforça aprendizagem na Escola Antonio Matos Filho

Mais de 500 alunos da Escola Municipal Antônio Matos Filho, do 6º ao 9º ano, participaram na manhã da última sexta-feira, 5, da 1ª Gincana de Matemática Gincalculando. A competição faz parte do projeto interdisciplinar de acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. De caráter lúdico e com grande potencial didático, o objetivo da gincana é estimular, realizar interação entre os alunos e fortalecer o aprendizado. Foram 12 provas envolvendo a disciplina de matemática associada à língua portuguesa, história e inglês. Os estudantes foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por quatro professores de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos foram distribuídos em 16 equipes, todas representadas por cores. Ao final da competição, a equipe amarela (7º ano) foi a vencedora e levou o troféu de campeã. Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos, com brincadeiras bem divertidas, inspiradas em problemas de raciocínio lógico, que incentivar...

DIA MUNDIAL DO LIVRO É MARCADO POR EVENTO LITERÁRIO EM PARAUAPEBAS

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Livro e levar os alunos a compreender a importância da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes realizou na tarde da última quinta-feira, 20, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), um grande evento literário. Intitulado “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, o projeto envolveu alunos dos 3º e 4º ciclos e abordou o tema “A Importância da Leitura e Valorização dos Escritores de Parauapebas”, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre literatura, a produção literária local e seus escritores. Na ocasião, os alunos também foram protagonistas, com apresentações de peças, dramatizações de grandes obras da literatura nacional e declamações de poemas de escritores locais. Marcaram presença no evento os escritores José Francisco Brito – “Chico Brito” e Terezinha Guimarães; o professor, blogueiro e também escritor Luís Vieira; o blogueiro José Eduardo Fe...

Garota de Parauapebas participa de concurso de beleza no Rio de Janeiro

O município de  Parauapeba s tem uma candidata ao título de  Musa de Ipanema . Trata-se de  Poliana Veiga , que tem 23 anos de idade e está participando do concurso que conta com nove participantes no total. Natural de  Manaus , no Amazonas,  Poliana  é bastante conhecida em  Parauapebas  e região no mundo da moda, sendo eleita Musa do Carnaval, Rainha do Turismo, entre outros vários títulos. “Não nasci em Parauapebas, porém, moro lá há 12 anos e já adotei a cidade como minha terra natal, afinal, foi por lá que cresci profissionalmente e sou eternamente grata a Deus e a todos da cidade” , relatou  Poliana Veiga  que está passando uma temporada em São Paulo-SP, onde é agenciada por uma empresa de modas e vem tocando a sua carreira em grandes eventos. Sobre o evento: Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do país e cartão postal da cidade. Ao longo dos anos foi a inspiração das obras de diversos esc...